
‘’Queremos levar a Assembleia para perto do povo’’, destaca Severo Eulálio sobre Avança Alepi em Oeiras
30/04/2025 - 10:00O evento contará com a presença de parlamentares estaduais, lideranças locais e do governador Rafael Fonteles.
Não se sabe precisar por culpa de quem, exatamente, mas a realidade está lá para quem trafegar pela região - enquanto se vê nas partes Norte e Centro do Estado do Piauí um sistema viário organizado, quase que totalmente asfaltado ou conservado, no Sul a situação é muito diferente.
A partir do município de Floriano, as estradas vão perdendo sua característica essencial, de servir de pavimentação e conforto nos deslocamentos, e ganhando a denominação de verdadeiro tormento para os que têm forçosamente que trafegar por elas.
Em sua maior parte são estradas federais. Nem mesmo policiamento existe, a partir de Floriano. E se contam às porções os carros quebrados, o perigo dos assaltos, da perda das cargas conduzidas por caminhões pesados, risco grave de tragédias envolvendo pessoas, cidadãos comuns que utilizam vans e ônibus, alongando as viagens, aumento o sofrimento de todos, crianças e idosos principalmente. A qualidade das estradas atrasa tudo - até jornais para serem lidos têm o travo amargo do atraso, pois se saem de Teresina na madrugada, chegam ao destino ao final do dia, quando nova edição já está produzida para mais uma vez ser enviada, e lá chegar bem tarde.
Fosse somente estrada a solução seria fácil. Era só fazer. Mas não. Falta também energia elétrica, luz para as casas e para as empresas, razão de um desenvolvimento que se faz com a oferta de empregos gerada com a instalação de indústrias, oferta de novos serviços. A qualidade duvidosa do serviço elétrico gera a queima constante de aparelhos e equipamentos de casa, das empresas, dos órgãos públicos. É por isso que no Sul é grande a quantidade de consumidores inadimplen-tes - por culpa do serviço que recebem. A Cepisa, em conseqüência, vê sua delicada situação financeira agravar-se mais ainda.
A PI 141, que liga Canto do Buriti a Eliseu Martins, deverá ser recuperada brevemente, segundo os comentários. A partir dessa recuperação, será transformada em BR. Ali, nas condições atuais, diariamente são vistos chefes de famílias, pais, mães, e até crianças, tapando buracos em troca de moedas e trocados para abrandar a fome gerada pelo mais completo abandono. No município de Canto do Buriti a população a vários anos reenvidica a construção de um Anel Viário para desafogar o intenso fluxo de veículos pelo centro da cidade.
Em Colônia do Gurguéia, empresários e produtores rurais, estão revoltados com a situação do Rio Gurguéia, onde o pontão que ali afundou vem comprometendo o curso normal do rio, prejudicando sobremodo a produção agrícola do seu entorno. Comerciantes que mantém atividades nas proximidades das estradas não escondem a origem da sobrevivência dos seus negócios - o trânsito freqüente de pessoas entre o Piauí e Brasília.
Os bravos motoristas que continuam a trafegar por caminhos tão ordinários, merecem os mais efusivos aplausos, peças importantes que são na geração dos acalentados impostos que o estado sucessivamente comemora, aplaudindo a evolução da arrecadação tributária, sem que àquela região, rica e bela, receba a parte que lhe caberia, em nome do bom senso, receber.
Diário do Povo