Falece em Oeiras, Ana Gomes Martins, conhecida como ‘Anadete’ aos 79 anos
02/12/2024 - 14:50Era mãe dos radialistas Agenor Silva e Joel Silva.
Laynara Vitória da Silva Vieira, estudante oeirense do quarto ano do curso de Medicina da Universidade Federal do Piauí (UFPI), recebeu uma honraria durante o Congresso Anual da Sociedade Americana de Oncologia Clínica (ASCO), realizado de 1 a 6 de junho em Chicago, Estados Unidos.
Laynara foi uma das agraciadas com o Prêmio de Mérito Conquer Cancer, concedido pela ASCO, com o objetivo de reconhecer trabalhos de alta qualidade na área da oncologia. Sua premiação foi resultado de uma meta-análise sobre cirurgia de Colangiocarcinoma, um tipo de câncer que afeta os ductos do fígado, desenvolvida em conjunto com suas orientadoras, Dra. Mee Joo Kang, médica coreana, e Dra. Rachna T. Shroff, chefe do Departamento de Oncologia do Arizona.
O estudo realizado por Laynara teve como objetivo avaliar cirurgias oncológicas e as disparidades no acesso a procedimentos cirúrgicos oncológicos no Brasil e no mundo. Sua pesquisa foi reconhecida por sua excelência e originalidade, destacando-se entre mais de 6.500 artigos inscritos para o Prêmio de Mérito Conquer Cancer da ASCO neste ano. É importante ressaltar que mais de 90% dos premiados são doutorandos, o que torna a conquista de Laynara ainda mais notável.
A estudante oeirense expressou sua gratidão à Universidade Federal do Piauí pelo apoio oferecido desde sua Iniciação Científica, que foi fundamental para seu ingresso no mundo da pesquisa acadêmica. Laynara destacou a contribuição da professora Lis Marinho, do Departamento de Biofísica e Fisiologia, no ensino de metodologia científica e aplicação de bioestatística na área da saúde. Ela também mencionou o professor Raimundo Júnior, que foi fundamental na produção do artigo premiado. Laynara enfatizou a importância da pesquisa científica na formação dos profissionais de saúde e seu potencial para fornecer acesso seguro, acessível e oportuno à população.
A pesquisadora, filha de Maria de Fátima da Silva, estudou em escolas públicas de Oeiras ao longo de sua trajetória acadêmica, passando pelo Armando Burlamaque, Eva Feitosa e Juarez Tapety, até concluir o Ensino Médio no Colégio Pedro Sá.
A conquista de Laynara Vitória reflete não apenas seu talento e dedicação, mas também destaca a qualidade da pesquisa científica desenvolvida nas universidades brasileiras. Sua premiação é motivo de orgulho para a cidade de Oeiras e inspira outros estudantes a seguirem seus passos na busca pela excelência acadêmica e científica.