Colégio Paulo Freire realiza premiação da 2ª Provinha SAS
07/11/2025 - 08:03Evento reconheceu o desempenho dos alunos em Língua Portuguesa e Matemática
Alunos da 3ª série do Ensino Médio da Sociedade Educacional Paulo Freire participaram, no dia 5 de novembro de 2025, da abertura das cartas que haviam escrito para si mesmos um ano antes. A atividade foi realizada no âmbito da disciplina Projeto de Vida.
As cartas foram produzidas em 5 de novembro de 2024. Na ocasião, cada estudante registrou metas, expectativas e projeções pessoais sobre o período de conclusão do Ensino Médio. O material permaneceu lacrado até a data de abertura, um ano depois, conforme previsto no planejamento da atividade.
Na leitura das cartas, os estudantes tiveram contato com registros feitos no ano anterior, o que permitiu observar mudanças pessoais, decisões tomadas e diferentes perspectivas ao longo do último ciclo escolar. A dinâmica envolveu leitura individual e momentos de conversas entre os participantes.

A atividade foi idealizada pela professora da disciplina, Fernanda Freitas. Segundo ela, a proposta teve como finalidade promover a observação da própria trajetória e das escolhas realizadas durante o último ano letivo.
A diretora da instituição, Zenaide Dantas, acompanhou a ação e comentou sobre o significado da proposta no contexto formativo dos estudantes: "Achei muito bonita essa iniciativa da professora Fernanda, que serve de estímulo para todos nós. Sabemos que o aluno não é preparado apenas na terceira série — esse trabalho começa desde muito cedo. Quando chegam ao ensino médio, as cobranças aumentam, principalmente quanto às produções, ao engajamento e à segurança. Por isso, considero muito significativa essa atividade proposta na disciplina de Projeto de Vida, em que os estudantes escreveram sobre seus sonhos e objetivos, para que no ano seguinte possam revisitar o que desejavam alcançar após a terceira série."
A iniciativa integra o conjunto de ações realizadas na etapa final da formação dos alunos da 3ª série na instituição. A proposta se insere no contexto das atividades de conclusão do Ensino Médio, momento em que os estudantes passam por processos de definição de projetos acadêmicos, profissionais e pessoais. A abertura das cartas encerrou um ciclo iniciado no ano anterior e marcou também a preparação da turma para a transição para novas etapas de estudo e de vida fora da escola.