Acontece no Paulo Freire

Estudantes da 3ª série realizam abertura das cartas escritas no ano anterior na Sociedade Educacional Paulo Freire

Atividade integrou disciplina Projeto de Vida e marcou encerramento de ciclo escolar

Estudantes da 3ª série realizam abertura das cartas escritas no ano anterior na Sociedade Educacional Paulo Freire
Compartilhar
WhatsApp

Alunos da 3ª série do Ensino Médio da Sociedade Educacional Paulo Freire participaram, no dia 5 de novembro de 2025, da abertura das cartas que haviam escrito para si mesmos um ano antes. A atividade foi realizada no âmbito da disciplina Projeto de Vida.

As cartas foram produzidas em 5 de novembro de 2024. Na ocasião, cada estudante registrou metas, expectativas e projeções pessoais sobre o período de conclusão do Ensino Médio. O material permaneceu lacrado até a data de abertura, um ano depois, conforme previsto no planejamento da atividade.

Na leitura das cartas, os estudantes tiveram contato com registros feitos no ano anterior, o que permitiu observar mudanças pessoais, decisões tomadas e diferentes perspectivas ao longo do último ciclo escolar. A dinâmica envolveu leitura individual e momentos de conversas entre os participantes.

Estudantes da 3ª série realizam abertura das cartas escritas no ano anterior na Sociedade Educacional Paulo Freire …

A atividade foi idealizada pela professora da disciplina, Fernanda Freitas. Segundo ela, a proposta teve como finalidade promover a observação da própria trajetória e das escolhas realizadas durante o último ano letivo.

A diretora da instituição, Zenaide Dantas, acompanhou a ação e comentou sobre o significado da proposta no contexto formativo dos estudantes: "Achei muito bonita essa iniciativa da professora Fernanda, que serve de estímulo para todos nós. Sabemos que o aluno não é preparado apenas na terceira série — esse trabalho começa desde muito cedo. Quando chegam ao ensino médio, as cobranças aumentam, principalmente quanto às produções, ao engajamento e à segurança. Por isso, considero muito significativa essa atividade proposta na disciplina de Projeto de Vida, em que os estudantes escreveram sobre seus sonhos e objetivos, para que no ano seguinte possam revisitar o que desejavam alcançar após a terceira série."

A iniciativa integra o conjunto de ações realizadas na etapa final da formação dos alunos da 3ª série na instituição. A proposta se insere no contexto das atividades de conclusão do Ensino Médio, momento em que os estudantes passam por processos de definição de projetos acadêmicos, profissionais e pessoais. A abertura das cartas encerrou um ciclo iniciado no ano anterior e marcou também a preparação da turma para a transição para novas etapas de estudo e de vida fora da escola.