
8ª GRE se destaca na 4ª edição do Prêmio Alfa-10 durante evento do Pacto pela Educação 2025
01/05/2025 - 08:30Três escolas da região são reconhecidas por resultados expressivos no IDEPI-Alfa
 A qualidade, ao ser estabelecida, remete à tarefa de avaliar. Sabendo disso, a Secretaria Municipal de Educação (Semed) desenvolveu um mecanismo para avaliar, periodicamente, as competências e habilidades, em LÃngua Portuguesa e Matemática, dos alunos e alunas da rede municipal de ensino: o SAEMO - Sistema de Avaliação da Educação Municipal de Oeiras.
A finalidade do exame, que este ano foi realizado entre 31 de janeiro e 02 de fevereiro, é diagnosticar o estágio de conhecimento, bem como analisar a evolução do desempenho dos estudantes do 1º ao 9º ano do Ensino Fundamental e os fatores associados a esse desempenho, produzindo informações que possibilitem a definição de ações prioritárias e polÃticas educacionais de intervenção na rede municipal de ensino.
Esse conjunto de dados coletados a cada avaliação identifica o nÃvel de proficiência e a evolução do desempenho dos estudantes no processo de aprendizagem, oferecendo aos professores, dirigentes escolares e gestores um panorama da situação da rede de ensino e parâmetros para o planejamento, monitoramento e melhoria das polÃticas educacionais no municÃpio de Oeiras. Assim, eles decidem melhor quais rumos podem tomar em suas escolas e salas de aula para a garantia de uma aprendizagem mais significativa aos estudantes.
A avaliação é realizada anualmente e envolve todas as escolas da rede municipal de ensino, localizadas nas zonas urbana e rural de Oeiras, possibilitando a construção de um indicador de qualidade sobre as habilidades em leitura, escrita e conhecimentos matemáticos de cada aluno, tendo como orientação as matrizes de referência do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb).
Além disso, o SAEMO familiariza e prepara os estudantes para provas oficiais, se consolidando como polÃtica pública educacional de inovação e aperfeiçoamento da Educação Municipal de Oeiras.