
‘’Queremos levar a Assembleia para perto do povo’’, destaca Severo Eulálio sobre Avança Alepi em Oeiras
30/04/2025 - 10:00O evento contará com a presença de parlamentares estaduais, lideranças locais e do governador Rafael Fonteles.
Estudantes voltaram a protestar contra as más condições da Universidade Estadual do Piauí (Uespi) nesta quarta-feira (30). Com faixas e rostos pintados, os alunos saíram pelas principais ruas de Teresina (PI). Alguns professores também participaram do protesto.
No início da tarde desta quarta, o governador Wilson Martins recebeu uma comissão de manifestantes, e prometeu a contratação de professores ainda este ano.
Na quinta-feira (24) os estudantes também protestaram pelas ruas de Teresina, e na segunda (28) invadiram a reitoria da instituição e interromperam uma reunião do Conselho Universitário que tratava da adesão ao Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). A polícia foi chamada para conter os estudantes. Na confusão, um deles se machucou ao quebrar uma porta de vidro. Ninguém foi detido.
Os estudantes não querem que a Uespi abra 30% das vagas do vestibular para candidatos do Enem porque acreditam que isto iria desconfigurar o caráter regional da preparação dos alunos para o ingresso na universidade estadual.
Ao mesmo tempo, os professores da universidade anunciaram a prorrogação por mais uma semana da greve iniciada no último dia 21. Eles reinvindicam aumento de salário, melhores condições de trabalho e também se dizem contra a adesão da Uespi ao Enem.