
Polícia Militar apreende drogas, celular com restrição e motocicleta adulterada em Oeiras
30/04/2025 - 08:38Abordagem no bairro Canela resulta na condução de suspeito à Delegacia Seccional após patrulhamento da Operação Planejada
Um ex-prefeito de um município localizado na região de Picos, cujo nome está sendo mantido em sigilo, poderá ter a sua prisão preventiva solicitada à justiça como acusado de envolvimento na pistolagem. Ele é apontado como sendo a pessoa que financiava os crimes, criando um desentendimento entre membros de famílias tradicionais da região para tirar proveito político.
A informação foi prestada ontem pelo delegado Bonfim Filho, coordenador da Cico, que há 10 anos investiga as ações da pistolagem no Piauí. Ontem, os indícios de envolvi-mento do político sem mandato ficaram mais evidentes e ele está apenas conseguindo mais algumas provas para embasar o pedido, assegurando que, no mínimo, ele deverá ser indiciado em alguns inquéritos para que responda na justiça pelos crimes.
RECAMBIAMENTO - Ontem, durante a madrugada, Francisco Otacílio de Souza, o "Chicó" e seu filho, Emerson Bezerra Maciel de Souza, presos terça-feira em Araguaína (TO) após cinco de procurados, chegaram a Teresina escolados pelo delegado Riedel Batista e sua equipe. Ainda ontem eles foram submetidos a exames de corpo de delito no Instituto de Medicina Legal - IML e depois encaminhados para a Casa de Custódia, no bairro Km-7, na zona Sul de Teresina.
DEPOIMENTOS - Francisco Otacílio de Souza, o "Chicó" e Emerson Bezerra Maciel de Souza seriam ouvidos ontem, mas os seu advogado Nazareno Thé conversou com o delegado Riedel Batista, presidente do inquérito, e convenceu o mesmo de que precisaria conhecer os autos do inquérito, como também conversar com o seu constituinte.
Diante da situação, os dois acusados foram transferidos para a Casa de Custódia e na segunda-feira, os acusados serão levados de volta para a Cico, no bairro Três Andares, onde serão ouvidos sobre todas as acusações feitas aos mesmos.
Os delegados Bonfim Filho e Riedel Batista asseguram que não demonstram muita expectativa com os depoimentos, pois os acusados não devem acrescentar muito de novo ao que a polícia já sabe, inclusive, os delegados que trabalharam nas investigações dos crimes ocorridos nas cidades de Pio IX e Fronteira, se reuniram ontem com os dois acusados e fizeram um relato de todos os crimes, fazendo que os mesmos entendam que a polícia sabe de todos os detalhes.
SORTE DA POLÍCIA - Ao tomar conhecimento de que a sua prisão havia sido decretada pela justiça em 2004, "Chicó" foi embora de Pio IX, passando a residir no município de Paulo Ramos (MA), onde passou a usar nome falso e passou a trabalhar com compra e venda de gado nos estados do Maranhão, Tocantins e Pará.
Ele chegou a adquirir uma propriedade em São Miguel do Guamá (PA), onde passava a maior parte do tempo. Os policiais da Cico tomaram conhecimento desse fato e uma equipe foi para aquela cidade e lá tiveram informações sobre o paradeiro dos mesmos e intensificaram as investigações e tomaram conhecimento de que os mesmos tinham viajado para Araguaína, onde foram presos.
COMPARADO A CORREIA LIMA - O delegado Bonfim Filho afirmou "Chicó" era um homem temido nos municípios de Fronteiras e Pio IX. "Era Chicó naquela região e Correia Lima no Estado", disse o delegado, assegurando que os dois agora estão presos.
Em 2004, disse Bonfim Filho, quando ele fugiu daquela cidade, surgiram comentários de que ele havia corrompido a polícia, mas a resposta veio agora com as prisões.
VÍTIMAS - Chicó e o filho Emerson são acusados de agenciamento de oito assassinatos naquela região, todas integrantes das famílias Antão/ Alencar e Arrais/Galdino. Eles foram identificados como Júlio Galdino, Antônio Alencar, Gedalva, Antônio Gernásio Alencar, Raimundo Alves, Antônio Filho, Juleuci e Jucilei, além do duplo homicídio ocorrido em Nova Iguaçu (RJ), onde foram mortos "Márcio" e "Marcelo".
Diário do Povo