
Mais de 60 mil eleitores do Piauà podem ter tÃtulo cancelado em maio; veja como regularizar
28/04/2025 - 08:43Em todo o paÃs, mais de 5,1 milhão de pessoas ainda precisam regularizar o documento.
 Durante os últimos quinze meses, o economista e também pintor Olavo Brás Nunes se dedicou a retratar traços importantes da cultura oeirense em suas pinturas em tela. Composta por 25 obras, a exposição Oeiras será um dos destaques da abertura do Centro Cultural Major Selemérico em Oeiras, que será inaugurado durante as festividades da Semana Santa, bem como da primeira edição do festival Bandolins de Oeiras.
Personagens como Maria Beú, as tradicionais lendas das Almas sem cabeça e a Mulher de um peito só são algumas das imagens retratadas pelo artista, que teve como inspiração os tempos de infância, quando ainda residia na cidade de Oeiras. "Temos imagens de Nossa Senhora das Dores, das lamparinas da Procissão do Fogaréu, as flores de Bom Jesus dos Passos, que é uma tradição secular, resultante da fusão de duas flores tÃpicas da região - o lÃrio e a boa noite, entre outras expressões tÃpicas da rica cultura local", enumera Olavo Brás.
A exposição Oeiras possui curadoria da professora Josefina Gonçalves e ficará de forma permanente no espaço cultural oeirense. Além das telas de Olavo Brás, os apreciadores também poderão contar com as peças que vão compor o Memorial dos Governadores do PiauÃ, assim como os Memoriais Esperança Garcia e Possidônio Queiróz, e a Galeria de Arte Maria Amélia Reis. Ao todo, serão 75 obras de arte de artistas piauienses cedidas do acervo pessoal de Olavo Brás, por meio de parceria com a Secretaria Estadual de Cultura (Secult).
"É com muita satisfação que estou cedendo essas obras para compor um novo espaço cultural em Oeiras. Em especial o Memorial Maria Amélia Reis, que se estivesse viva, completaria 100 anos. Minha mãe merece todas as honras, pois foi uma grande bordadeira de Oeiras, trabalhando com delicados e diferentes tipos de pontos de bordados. Sou colecionador de arte popular, principalmente a arte sacra, que é a expressão máxima da arte piauiense reconhecida no mundo todo", argumenta Olavo Brás.
Festival Bandolins de Oeiras
Diante da importância cultural e histórica dos bandolins oeirenses, a Prefeitura Municipal de Oeiras, a Secretaria Estadual de Cultural (Secult) e a Orquestra Sinfônica de Teresina (OST) realizarão a primeira edição do evento Bandolins de Oeiras, de 17 a 27 de março, em espaços públicos da cidade. O evento acontece junto com a programação cultural e religiosa da tradicional Semana Santa da cidade.
A programação inclui a realização de show, cursos de música, inauguração de novo espaço cultural no municÃpio, bem como a realização de saraus, cafés, entre outros. Todas as atividades são gratuitas e abertas ao público.