
Casa é arrombada e tem diversos bens levados no bairro Canela, em Oeiras
03/05/2025 - 20:49Criminosos entraram pela janela da cozinha e furtaram eletrônicos, roupas, alimentos e objetos pessoais durante a madrugada
A PolÃcia Civil investiga se a morte do ex-prefeito de Jandira Brás Paschoalin (PSDB) foi encomendada por uma facção criminosa que age dentro do Estado de São Paulo. Um dos quatro presos na semana passada seria braço direito do candidato a deputado federal Ney Santos (PSC), preso em setembro sob a acusação de ser um dos lÃderes de lavagem de dinheiro da facção. Ele também é dono de um posto de combustÃveis na cidade que está interditado.
Os quatro suspeitos que foram presos pelo assassinato estão ligados à facção. De acordo com a polÃcia, um deles fazia parte de quadrilha que invadiu a casa da filha do prefeito Brás Paschoalin em setembro deste ano. A tentativa de sequestro aconteceu cinco dias depois da prisão de Ney Santos.
A polÃcia pediu ainda, nesta terça-feira (14), a quebra do sigilo telefônico e fiscal de seis vereadores da cidade. Eles são suspeitos de receber do Poder Executivo valores que chegavam a R$ 10 mil por mês. O presidente da Câmara de Jandira, Wesley Teixeira, nega ter conhecimento sobre o caso.
Já a nova prefeita, Anabel Sabatine, disse que vai fazer uma auditoria nas contas do municÃpio para tentar descobrir se havia desvios de dinheiro.
- O Tribunal de Contas já esteve aqui e nós vamos chamá-lo de novo para ver o que está acontecendo.
Câmeras de segurança
A polÃcia também investiga por que as câmeras de segurança que poderiam ajudar na identificação dos criminosos não estavam funcionando no dia do crime.
Motorista
O motorista Wellington Martins, que foi baleado junto com o prefeito de Jandira, Braz Paschoalin, continuava internado na UTI (Unidade de Terapia Intensiva) em estado grave por volta das 13h desta terça-feira. Ele está internado no hospital das ClÃnicas sem previsão de alta. Martins respira com ajuda de aparelhos e está em coma induzido.
De acordo com hospital, ele passou por uma cirurgia ainda na sexta-feira, mas seu quadro seguia sem alterações.
Martins e o prefeito foram atacados quando chegavam à rádio Astral, no bairro Jardim Mirante, para participar de programa semanal Bom Dia, Prefeito, por volta das 8h. Segundo a assessoria da prefeitura, Paschoalin estava em um carro convencional, sem o uso de blindagem. As duas vÃtimas foram atingidas por vários disparos. Os dois foram socorridos por equipes da GCM (Guarda Civil Metropolitana), mas Paschoalin não resistiu aos ferimentos e morreu.
Investigação
A polÃcia prendeu quatro suspeitos do crime na estrada das Pitas, perto de um carro roubado, e investiga se as mortes do suplente de vereador Ivo do Gás, em 27 de julho deste ano, e do ex-vereador Waldemiro Moreira Oliveira (conhecido como Mineiro), em 7 de julho, têm relação com o assassinato de Paschoalin. Os dois crimes aconteceram também em Jandira.
Os quatro detidos foram transferidos, por volta das 10h30 deste sábado, para a cadeia pública de CarapicuÃba, localizada na avenida Rui Barbosa, 1.582, Vila Caldas.
O delegado titular do Setor de HomicÃdios da Delegacia Seccional de CarapicuÃba, Zacarias Katzer Tadros, responsável pelas investigações do crime, conseguiu a prisão temporária, por 30 dias, dos suspeitos junto ao Fórum de Jandira. O Gaeco (Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado) também vai acompanhar as investigações.
O delegado do Demacro (Departamento de PolÃcia Judiciária da Macro São Paulo), Marcos Carneiro, afirmou, no sábado (11), que irá pedir à Justiça a quebra do sigilo telefônico dos suspeitos.
Suspeita de atentado
As investigações do crime serão centralizadas na Delegacia Seccional de CarapicuÃba (Grande São Paulo), cujo departamento de homicÃdios fica em Santana de ParnaÃba, também na região metropolitana. O diretor do Demacro disse ainda que vai investigar a ocorrência de outros crimes polÃticos na região.
A polÃcia trabalha com a possibilidade de um atentado. Testemunhas disseram que homens que estavam em um carro prata passaram pelo veÃculo do prefeito atirando e fugiram. A PolÃcia Militar informou ainda que Paschoalin chegou a ser socorrido e levado ao pronto-socorro central do municÃpio, mas não resistiu aos ferimentos e morreu.
Perfil
Walderi Braz Paschoalin nasceu em 27 de janeiro de 1948, na cidade de Andradina. Em 5 de outubro de 2008, ele foi eleito para o seu terceiro mandato como prefeito da cidade de Jandira. A carreira polÃtica de Paschoalin começou em 1976, quando ele foi eleito vereador e, pouco tempo depois, assumiu o posto de presidente da Câmara Municipal.