
Morre em Oeiras o senhor Domingos Francisco de Sousa, aos 84 anos
04/05/2025 - 09:46Homem de fé e trabalho, construiu uma famÃlia numerosa e deixou um legado de simplicidade e dedicação
Foi celebrado com uma singela homenagem pelos seus familiares e amigos, neste sábado, 07, o centenário de nascimento de Dr. Antonio Gentil de Sousa Mendes, primeiro filho de Oeiras formado em cirurgião dentista. Nasceu em 02 de Junho de 1914, filho de Ana Fé do Rêgo Mendes e Pedro de Souza Mendes. Perdeu seu pai aos 03 anos de idade e sua mãe aos 15.
Segundo seu genro, Dr. Gutemberg, era GENTIL não só de nome, mas da própria vida. Foi durante toda sua vida um homem simples, discreto, humilde, bondoso, caridoso e sem apego as coisas materiais. Sua humildade era tão marcante que, muitas vezes, atendia aos mais necessitados que lhe procuravam no consultório sem qualquer recompensa financeira. Outras virtudes humanas que marcaram também sua personalidade foram: a paciência e a tolerância.
Por Jônatas Valentim
Fez o curso primário em Oeiras, órfão de pai e mãe, recebeu o convite de uma tia materna para residir em Teresina a fim de dar continuidade aos seus estudos. Na capital piauiense concluiu os antigos cursos Ginasial e Científico. Prosseguiu seus estudos em Fortaleza (CE) graduando-se em Odontologia pela faculdade de Farmácia e Odontologia do Ceará, em 13 de Dezembro de 1941.
Proprietário da Casa “Solar das 12 Janelas” onde morou e exerceu a profissão de dentista por quase 40 anos. Também exerceu a profissão de odontólogo na Colônia Agrícola Nacional do Piauí (CNPI), hoje Colônia do Piauí.
Casou-se com Maria da Natividade Clementino Mendes (Nini), com quem viveu durante 47 anos. Da união, nasceram seus cinco filhos: Raquel Clementino Mendes Nunes, Pedro de Sousa Mendes, Ana Clementino Martins Mendes (Doninha), Irmina Clementino Martins Mendes e Maria do Rosário Clementino Martins Mendes Soares. Atualmente são 23 descendentes, sendo 05 filhos, 11 netos e 07 bisnetos.
Faleceu em 10 de Junho de 1996 aos 82 anos.
Amou esta cidade e por ela foi querido.