
Falece em Oeiras, Maria de Souza Feitosa aos 83 anos
01/05/2025 - 07:33Matriarca da famÃlia Feitosa enfrentava uma doença pulmonar e deixou filhos, netos e bisnetos
 No último sábado, 16 de setembro, foi comemorado o aniversário da Senhora Maria de Socorro Pereira de Sousa, que completou seus tão bem vividos 80 anos.
Ela é filha de Miguel Pereira de Sousa e Arcângela Bruno da Silva, ambos in memorian e nasceu na Comunidade Tapera, zona rural de Oeiras. De nove irmãos, ela é a de número 6. Sendo os demais: Jerônimo, Raimunda(in memorian), José Espedito(in memorian), Geralda(in memorian), Antônia, Joana, Francisco(in memorian) e Jovita.
Filha de pais da roça, seguiu a tradição dos mesmos, tornando-se lavradora e, posteriormente, abraçou a profissão de costureira.
Casou-se com José de Sousa e deste matrimônio, que já se consagram 51 anos, nasceram os filhos Edgar, Maria de Lourdes, Maria Tereza, Joelma e José Espedito, todos bem instruÃdos, visto que em 1981 quando moravam em Ladeira, hoje municÃpio de São João da Varjota, decidiram vir morar na cidade de Oeiras com o objetivo de encaminhar os filhos nos estudos, pois este era um dos maiores sonhos dela e do seu esposo. Tem três netas: Ingryd Suellen, LÃgia Maria e Alana Gabriela. Com o passar dos anos, devido ao grande afeto e carinho, surgiram ainda os filhos de coração: Lúcia, Zé Borges, Weliton, Wanderson, Werberth, Luciano, Perpétua e Osmalina.
Hoje, ela reside com o esposo e sua cunhada/comadre Maria das Dores na Comunidade Pinga (Café da Rosa) - São João da Varjota, cuja maior alegria é dividir seus dias com a religiosidade e com a presença constante dos filhos, irmãos, todos os demais familiares, compadres, afilhados e amigos.
Para celebrar os 80 anos de Dona Maria do Socorro, a famÃlia teve a honra de receber muitos familiares e amigos na própria residência da aniversariante, na Comunidade Pinga. Na programação houve uma missa em ação de graças pelos 80 anos, um delicioso jantar, inúmeras homenagens e, a atração musical do cantor Beto Rossi e banda com a participação especial do cantor e afilhado da aniversariante Pedrão do Forró acompanhado do seu filho Júnior no teclado. O afilhado Pedrão do Forró, homenageou sua madrinha com uma música de parabéns de autoria do mesmo. Foram muitas canções dançantes, animação e piseiro que levantou a poeira do terreiro.
Para Dona Maria "com 80 anos, o sentimento é de gratidão a Deus pela vivência, pelas lutas, pelos desafios superados, pelas dificuldades cheias de aprendizagem e crescimento, pelas conquistas e pelo prazer de viver de bem com a vida". Devido a toda essa trajetória de mulher aguerrida, já foi homenageada na festa "Mulheres de Expressão", promovida anualmente pelo Mural da Vila e Êxito Assessoria.
A festa foi inteiramente organizada pelos filhos, familiares e amigos próximos que deram rica contribuição.
"O momento é de muita felicidade e agradecimento a Deus e a cada um que fez e faz parte da história da minha mãe, todos que tornaram a celebração dos 80 anos dela ainda mais especial com suas presenças, energias positivas; onde me emocionou bastante quando no uso das palavras ela fez todos os agradecimentos, que ama todos e já pode morrer feliz. Uma pessoa que já lutou tanto na vida por dias melhores para ela e para os seus e fazer uma afirmação assim e de uma grandeza imensa. Temos muito orgulho dos nossos pais e, neste momento especial da minha mãe esta grande lavradora, dona de casa e exÃmia costureira; nossa "Doutora" – declarou o filho primogênito, Edgar Sousa.