Geral
Festa do Divino em Oeiras acontece neste domingo
Por: Da Redação em 26/05/2012 - 10:51
Acontece neste domingo, 27 , a partir das 8h, uma das maiores festas religiosas de Oeiras: a Festa do Divino, que é um culto ao EspÃrito Santo em suas diversas manifestações. É uma das mais antigas e difundidas práticas do catolicismo popular. Também conhecida como festa de Pentecostes, acontece todos os anos em data móvel, são contados cinquenta dias após a páscoa.
Dentro das comemorações da Festa do Divino EspÃrito Santo aconteceu no último dia 20 a Ascensão do Senhor, também conhecida como Coroação do Divino, que aconteceu na catedral de Nossa Senhora da Vitória. A imagem do Divino em forma de pomba dourada de madeira do século XIX, vai em procissão acompanhada por fiéis da casa onde esteve durante o ano, até a igreja. Terminada a missa a imagem voltou para a casa da famÃlia de João Augusto Angeline e Marcelle Sá acompanhada ao som de cânticos de louvor.
Do domingo da Ascensão do Senhora, também aconteceu o sorteio da nova famÃlia que receberá em sua casa a imagem do Divino. Este ano, a sorteada a ser a nova imperatriz e guardiã da imagem do Divino EspÃrito Santo foi a cirurgiã dentista Juscilene Cunha, que transformará sua casa em ambiente de louvor e adorações diárias ao Divino. O novo santuário será na avenida José Tapety.
Neste domingo, 27, a programação terá inÃcio à s 5h da manhã, com uma motocada que percorrerá várias ruas da cidade. Já as 7h30 sairá a procissão da casa de João Augusto Angeline, até a Igreja Catedral, onde acontecerá a Missa do Divino.
MUSEU DO DIVINO
Para quem visita Oeiras neste final se semana, ou mesmo as pessoas que moram na cidade, uma boa dica é visitar o Museu do Divino, que fica na Praça das Vitórias, no Centro Histórico. O local é administrado por Olavo Braz.
No acervo, inúmeras peças de rara beleza que remetem ao louvor ao EspÃrito Santo. Além da riqueza de peças contidas em seu interior, o visitante, antes mesmo de adentrar na casa, já sente maravilhado com a riqueza de detalhes contidos em cada ponto da casa. É como se cada peça ali disposta fosse feita sob medida para aquele local.