
Mais de 60 mil eleitores do Piauà podem ter tÃtulo cancelado em maio; veja como regularizar
28/04/2025 - 08:43Em todo o paÃs, mais de 5,1 milhão de pessoas ainda precisam regularizar o documento.
A tradição das festas juninas movimentou o final de semana em Oeiras. Desde a quinta-feira até o domingo em diversos pontos da cidade os “arraiás” animaram estudantes de escolas públicas e particulares.
Na quinta-feira, 26, a Secretaria Municipal de Educação em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde deu início ao Projeto Junino “Celebração da Colheita”, animando as crianças da rede municipal de ensino e o público com apresentação de danças juninas e quadrilhas.
Na quinta-feira, as escolas Mercês Romão e Francisco Quirino, do bairro Rosário, e as Escolas Municipais do Verde Teto e Agro técnica, do Uberaba, agitaram a população que prestigiava os alunos.
Já na sexta-feira as festividades continuaram. Dessa vez no bairro Jureminha na quadra do Caic, onde as escolas Balduino B. de Deus e a Edilberto Dinkelborg apresentaram suas danças. Além dessas, as Escolas Mãe Tança e da Várzea integraram o projeto na quadra da várzea. O Girassol e a Lourenço Barbosa Castelo Branco realizaram a festa na Praça de Eventos às 19h.
Escolas particulares como o Paulo Freire, Educandário Monteiro Lobato e CEMOPI também realizaram grandes eventos para comemorar o período junino.
8ªGRE realiza o III Folguedo Junino
Já a Oitava Gerência Regional de Educação-8ªGRE, realizou na última sexta-feira, 27, na quadra poliesportiva da unidade escolar Farmacêutico João Carvalho, o III Folguedo Junino.
Este ano o tema foi "Copa Junina", que mesclou a paixão pelo futebol e a tradição cultural nordestina nas apresentações artísticas dos alunos. Expressões culturais como: quadrilhas, cantiga de roda e danças folclóricas, mostram que a escola tem papel fundamental no processo de resgatar a cultura para a comunidade.
"A escola é responsáveis pela socialização das tradições nordestinas, um saber historicamente construído o qual consideramos parte essencial na formação da cidadania.", explica, Marineide Soares, gerente regional de educação.
Participaram do evento as escolas da Rede Pública Estadual de Educação de Oeiras e também as escolas dos Municípios Jurisdicionados à 8ªGRE.