
Mais de 60 mil eleitores do Piauí podem ter título cancelado em maio; veja como regularizar
28/04/2025 - 08:43Em todo o país, mais de 5,1 milhão de pessoas ainda precisam regularizar o documento.
O dia foi movimentado nas igrejas católicas de Oeiras nesta quarta-feira (22). Fiéis compareceram às igrejas Nossa Senhora da Vitória e Sagrada Família para participarem da celebração da Santa Missa de Quarta-feira de Cinzas.
A celebração de Cinzas marca o início da Quaresma, período que representa reflexão, penitência e conversão para devotos católicos.
Durante o dia foram celebradas missas em horários especiais, além da divulgação da Campanha da Fraternidade de 2012 que, este ano, vai abordar questões referentes à saúde pública e tem como tema “Fraternidade e Saúde Pública” e o lema “Que a saúde se difunda sobre a terra”.
A quarta-feira de cinzas é o primeiro dia da Quaresma no calendário cristão ocidental. As cinzas que os cristãos católicos recebem neste dia é um símbolo para a reflexão sobre o dever da conversão, da mudança de vida, recordando a passageira, transitória, efêmera fragilidade da vida humana, sujeita à morte.
Alguns cristãos tratam a quarta-feira de cinzas como um dia para se lembrar a mortalidade da própria mortalidade. Missas são realizadas tradicionalmente nesse dia nas quais os participantes são abençoados com cinzas pelo padre que preside à cerimónia. O padre marca a testa de cada celebrante com cinzas, deixando uma marca que o cristão normalmente deixa em sua testa até ao pôr do sol, antes de lavá-la. Esse simbolismo relembra a antiga tradição do Médio Oriente de jogar cinzas sobre a cabeça como símbolo de arrependimento perante Deus. No Catolicismo Romano é um dia de jejum e abstinência.