
Últimos dias de Abril deverão ser chuvosos no PiauÃ, alerta Defesa Civil
23/04/2025 - 11:07Neste ano, o inverno piauiense foi marcado por chuvas irregulares e abaixo da média histórica
Um café da manhã realizado na manhã desta sexta-feira (11) na FIEPI reuniu realizadores e parceiros do Ecomoda Piauí, que acontece entre os dias 16 e 18 no Espaço Ford Antares em Teresina. Com o tema ‘Moda e Identidade’ o evento tem por objetivo ressaltar as características culturais do Estado, além de valorizar os elementos da terra e do povo piauiense.
Durante o Café da Manhã, o presidente da FIEPI em exercício, Félix Raposo, ressaltou a importância do evento para a indústria têxtil do Piauí afirmando que o projeto tem um fator de diferenciação e de melhoria para oferecer produtos ao mercado e serve como vitrine de apresentação das peças produzidas no Estado principalmente das micro, pequenas e médias empresas.
Parceiro do Ecomoda Piauí 2013, o SENAI-PI terá um espaço para exposições dos resultados de cursos oferecidos e todas as linhas de atuação da entidade, principalmente na linha do vestuário. Durante os três dias serão feitas apresentações de Projetos Têxteis e Confecção, executado junto às indústrias de moda do Estado e ações em arte, música, design, moda, cultura e gastronomia.
Para o diretor regional do SENAI do Piauí, Ewerton Negri Pinheiro, a questão da sustentabilidade hoje é tema discutido em todos os segmentos sociais em setores produtivos. Neste sentido, o Ecomoda vem mostrar ao público importância do tema com relação às peças de confecções diferenciadas utilizando o reaproveitamento de tecidos.
Aliado ao conceito de sustentabilidade, em parceria com Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI PI), a edição deste ano do Ecomoda irá oferecer oficinas de patchwork. A capacitação acontecerá na Unidade Móvel de confecção do SENAI-PI.
De acordo com a Instrutora da área de confecções do SENAI-PI Raimunda Oliveira, a técnica usa retalhos para confeccionar uma infinidade de produtos economicamente viáveis. O material que será usado na oficina (retalhos de tecidos) será doado por empresas de confecções de Teresina. Os alunos aprenderão a aplicar a técnica em bolsas, jogos americanos, colchas e vários outros produtos.
O Ecomoda Piauí reúne moda e ecologia, envolve instituições de ensino, profissionais de moda, designers, estudantes, empresários, Organizações Não-Governamentais, ONGs; centros de produção, associações comunitárias e entidades que desenvolvem ações de fomento ao setor da moda no Piauí.
A iniciativa é uma realização da TV Clube e também conta com o apoio do Sindicato das Indústrias do Vestuário no Estado do Piauí (Sindvest) e do Sebrae, entre outros. Conforme Francisco Marques de Melo, presidente do Sindvest “o Ecomoda dá visibilidade ao setor de confecção de uma maneira totalmente inovadora. A ideia de sustentabilidade atinge desde o processo criativo de moda até o consumo do cliente”, afirmou.