18 mil beneficiários do BPC no Piauí podem ter benefício bloqueado
31/10/2024 - 07:30atualização cadastral do BPC é um procedimento simples e rápido.
A cinebiografia de uma das personalidades mais conhecidas e querida dos brasileiros chega às telas dos cinemas de todo Brasil amanhã. O filme "Chico Xavier", no entanto só deverá fazer sua estréia oficial em Teresina no sábado (3), isso porque as salas de cinema estarão fechadas devido ao feriado da sexta-feira da paixão. Hoje será a Avant Premiere para a imprensa e convidados.
A trajetória de Chico Xavier, um dos mais importantes expoentes do espiritismo no Brasil, é uma das grandes apostas do cinema nacional para 2010. Dirigido por Daniel Filho (dos sucessos de bilheterias "Se eu fosse você" 1 e 2, "Chico Xavier" trata das histórias de fé e também das polêmicas que envolveram a vida do médium que morreu em 2002 aos 92 anos em Uberaba (MG). O longa é produzido pela Lereby, co-produzido pela Globo Filmes e Estação da Luz Filmes.
O filme surge de um projeto que era acalentado desde 2004, quando o distribuidor Bruno Wainer comprou os direitos da biografia "As Vidas de Chico Xavier", de Marcel Souto Maior e conseguiu, rapidamente, a adesão da GloboFilmes e da Sony. Nascido em 1910 no município de Pedro Leopoldo (MG) e morto em 2002 em Uberaba (MG), Xavier publicou mais de 400 livros em vida. Estima-se que mais de 20 milhões de exemplares foram vendidos.
Os fios da história são puxados a partir da entrevista que Xavier, concedeu ao programa "Pinga Fogo", da TV Tupi. O vaivém no tempo abarca três fases: infância (Ma-theus Costa), início da vida adulta (Ângelo Antônio) e maturidade (Nelson Xavier). Também estão no elenco Tony Ramos, Christiane Torloni, Giovanna Antonelli, Paulo Goulart, Cássio Gabus Mendes, Cássia Kiss, Laura Cardoso, Giulia Gam, Ana Rosa, Letícia Sabatella entre outros.
O filme descreve a trajetória do médium, que viveu 92 anos desta vida terrena desenvolvendo importante atividade mediúnica e filantrópica. Fechava os olhos e colocava no papel poemas, crônicas e mensagens. Seus mais de 400 livros psicografados, consolaram os vivos, pregaram a paz e estimularam caridade. Para os admiradores mais fervorosos, foi um santo. Para os descrentes, no mínimo, um personagem intrigante.
Para Marcos Paulo Morais, gerente da Estação da Luz, co-produtora do filme, é essa crença e descrença no médium que irá atrair grande público aos cinemas. A produção não arrisca bilheteria, mas antecipa que deverá ser bem maior que o público do filme "Lula, o Filho do Brasil".
Confira aqui parte do elenco
NELSON XAVIER: Chico Xavier (1969/1975)
ÂNGELO ANTÔNIO: Chico Xavier (1931/1959)
MATHEUS COSTA: Chico Xavier (1918/1922)
TONY RAMOS: Orlando
CHRISTIANE TORLONI: Glória
GIULIA GAM: Rita
LETÍCIA SABATELLA: Maria
LUIS MELO: João Candido
PEDRO PAULO RANGEL: Padre Scarzelo
GIOVANNA ANTONELLI: Cidália
ANDRÉ DIAS: Emmanuel
PAULO GOULART: Saulo Guimarães
CÁSSIA KISS: Iara
CASSIO GABUS MENDES: Padre Julio Maria
ROSI CAMPOS: Cleide
CARLA DANIEL: Carmosina
AILTON GRAÇA: Passageiro 1
CHARLES FRICKS: David Nasser
JEAN PIERRE NOHER: Jean Manzon
NILDO PARENTE: Juiz
BRUCE GOMLEVSKY: Promotor
PABLO SANÁBIO: Assistente De Produção
CADU FÁVERO: Rafael
GLAUCIA RODRIGUES: Letícia Almeida
LUIZ SERRA: Daniel Albuquerque
DANIEL BARCELOS JAIMOVICH: João Leonardo
THELMO FERNANDES: Menezes De Assis
PAULO VESPÚCIO: Emiliano
CYNTHIA FALABELLA: Professora
VIA NEGROMONTE: Dora
ADELAIDE DE CASTRO: Lea
OSVALDO MIL: José
LARISSA VEREZA: Lucia
ANSELMO VASCONCELLOS: Perácio
ANA ROSA: Carmem
NILVAN SANTOS: Agricultor