
‘’Queremos levar a Assembleia para perto do povo’’, destaca Severo Eulálio sobre Avança Alepi em Oeiras
30/04/2025 - 10:00O evento contará com a presença de parlamentares estaduais, lideranças locais e do governador Rafael Fonteles.
O deputado Firmino Filho (PSDB) vai apresentar oficialmente, por meio de expediente adequado, que o governo do Piauí modifique a lei estadual que estabelece os custos que são computados como gastos de saúde, para completar o percentual de 12% que devem ser investidos no setor, conforme estabelece a lei. A secretária de saúde do Estado, Lilian Martins disse nesta quarta-feira (22), durante sessão da Assembléia Legislativa, ser contra a lei estadual da forma como ela está sendo praticada hoje.
“Vamos sugerir que a lei estadual seja modificada para que se adapte ao que estabelece o Conselho Nacional de Saúde e portaria do Ministério da Saúde. A lei estadual modificou esses critérios, considerando como gastos em saúde algumas despesas que não se enquadram como tal. Isso vai permitir um aumento nos recursos destinados ao setor”, explicou Firmino Filho.
Durante a explanação da secretária, o deputado tucano também sugeriu que o Hospital da Polícia Militar seja gerido por uma organização social, como ocorre atualmente com a Ceir, como forma de melhorar o gerenciamento daquela unidade de saúde, que o parlamentar considera de fundamental importância par atuar na retaguarda de atendimento aos pacientes oriundos do HUT.
A secretária de Saúde agradeceu a sugestão do parlamentar de oposição e disse não ter nada contra a idéia e admitiu que pode vir a adotá-la. “Sou a favor. É uma das saídas, uma das tentativas para melhorar a questão do gerenciamento e do fluxo”, Lilian Martins após a proposta de Firmino Filho, ressaltando os avanços já conseguidos naquela unidade de saúde.
O deputado tucano ainda questionou o fato de o HGV ter reduzido o número de atendimentos, seja em termos de cirurgias, de atendimentos e de consultas. A deputada elencou uma série de dificuldades para que o HGV possa cumprir com o papel que, de fato, deveria; mas afirmou estar fazendo esforço para melhorar as estatísticas daquela unidade.