Esporte
Flamengo bate o Vasco e Santos vence o São Paulo
Por: Da Redação em 11/04/2010 - 21:30
LOVE FAZ FLA BATER O VASCO
Um filme que parece não cansar de se repetir. Pelo quarto ano seguido, Flamengo e Botafogo vão decidir quem fica com o tÃtulo carioca. Neste domingo, o Rubro-negro manteve a longa escrita em cima do Vasco em jogos decisivos. Com dois gols de Vagner Love, o Fla venceu por 2 a 1, no Maracanã, e garantiu a vaga na decisão da Taça Rio. Thiago Martinelli fez o gol dos cruzmaltinos. O clássico terminou com os gritos dos rubro-negros "e o freguês voltou" e muitas reclamações do Vasco por causa da arbitragem de João Batista de Arruda, que não marcou um pênalti no final da partida cometido por Willians.
Primeiro, Flamengo e Botafogo se encontram no próximo domingo na final da Taça Rio, no Maracanã. Se o Alvinegro vencer será o campeão carioca já que conquistou também a Taça Guanabara. Se o Rubro-negro levar a melhor, os rivais vão para a decisão do tÃtulo em dois jogos nos dias 25 de abril e 2 de maio. O Flamengo foi campeão de sete dos últimos 11 campeonatos disputados (1999 / 2000 / 2001 / 2004 / 2007 / 2008 / 2009).
Nas últimas cinco vezes que Flamengo e Vasco se enfrentaram em semifinais de turnos do Campeonato Carioca, o Rubro-negro levou a melhor. Além da vitória deste domingo, o Fla venceu por 1 a 0, em 2001 (gol de Beto); 2 a 0, em 2004 (gols de Felipe e Henrique); 1 a 1 (3 a 1 nos pênaltis), em 2007; e 2 a 1, em 2008 (Fábio Luciano e Ronaldo Angelim). O Flamengo venceu também as últimas cinco decisões entre os dois clubes nos Campeonatos Cariocas de 1999, 2000, 2001 e 2004 e a Copa do Brasil, em 2006, com duas vitórias.
Vale lembrar que nas outras quatro oportunidades em que eliminou o Vasco nas semifinais - em 2001, 2004, 2007 e 2008 - o Flamengo acabou conquistando o tÃtulo do Campeonato Carioca. Atual tri-campeão estadual, o Rubro-negro luta pelo inédito tetra-campeonato, fato que aconteceu no Rio de Janeiro pela última vez em 1935, quando o Botafogo conquistou os tÃtulos de 1932/33/34/35.
MENINOS DA VILA FAZEM SANTOS BATER SÃO PAULO
Um bom jogo decisivo deve ser assim: corrido, nervoso, cheio de alternativas, emocionante e, claro, com muitos gols. O clássico entre São Paulo e Santos, neste domingo à tarde, no Morumbi, pelas semifinais do Campeonato Paulista, teve tudo isso. Os Meninos da Vila foram para cima, abriram 2 a 0, o time tricolor, com um a menos (Marlos foi expulso ainda no primeiro tempo), empatou e, no fim, com a cabeça de Durval, o Peixe venceu por 3 a 2 (assista aos melhores momentos ao lado). Agora, o Alvinegro Praiano passa à final até perdendo por um gol de diferença no próximo domingo, na Vila Belmiro.
O jogo começou estudado, um pouco truncado. O técnico Dorival Júnior, do Santos, mandou a campo um time com caracterÃsticas ofensivas, com três atacantes, mas posicionados num 4-4-2 clássico: o meia Marquinhos atuou como volante ao lado de Arouca e Robinho jogou mais recuado, como um meia, armando o jogo ao lado de Ganso, deixando Neymar e André mais à frente.
O São Paulo tomou a iniciativa e, marcando muito bem no meio de campo, conseguiu brecar as investidas dos santistas, que erravam muitos passes. O objetivo tricolor era ficar com a bola, para não dar chance ao melhor ataque do campeonato. Essa estratégia deu certo até 26 minutos, quando Neymar, até então apagado, recebeu na meia esquerda e acertou um lindo passe para Léo, que entrou pela esquerda e bateu cruzado. Júnior César apareceu pelo meio e acabou marcando contra. Os são-paulinos reclamaram que, na hora do chute de Léo, havia dois jogadores santistas impedidos.
Após marcar, o Santos se tranqüilizou e passou a comandar as ações. Jogando pelos lados do campo, abria a defesa são-paulina. Aos 33, Marlos, que já tinha amarelo, chutou Robinho por trás e acabou expulso. As coisas se complicavam para o time da casa. Com um a mais, o Peixe encurralou o adversário e marcou o segundo aos 40, quando Neymar avançou pela esquerda e cruzou para André, que entrou por trás emendou de primeira.
VEJA MAIS RESULTADOS DESTE DOMINGO NO FUTEBOL
Campeonato Cearense
2º turno Semifinais
Ceará 4 x 0 Crato
Campeonato Pernambucano
Primeira fase
21ª rodada
Salgueiro 3 x 0 Cabense
Porto-PE 0 x 3 Náutico
Vera Cruz 4 x 1 Vitória-PE
Sport 1 x 0 Sete de Setembro
Araripina 0 x 0 Santa Cruz-PE
Campeonato Carioca
Taça Rio Semifinais
Flamengo 2 x 1 Vasco
Campeonato Paulista
Semifinais
Jogo de ida
São Paulo 2 x 3 Santos
Campeonato Paranaense
Octogonal final
Octogonal final
Coritiba 2 x 0 Operário
Iraty 1 x 0 Corinthians-PR