SEMEART reúne mais de 200 atividades em sua edição inaugural em Oeiras
28/11/2025 - 11:48Festival ocupa diversos espaços do bairro Rosário com ações de arte, ciência, memória, literatura e inclusão










































"Penso, no futuro escrever muitos livros, porque meu sonho é ser escritor". A sentença é de Wáiston Gabriel, 10 anos, aluno do 4º Ano da Escola Municipal Lourenço Barbosa, após lançar, junto com colegas de classe, seu primeiro livro - ABCzinho da Ecologia, publicação inspirada no homônimo “ABC da Ecologia”, de Cineas Santos, autor homenageado nesta edição da Feira Literária de Oeiras - FLOR.
O lançamento aconteceu na tarde deste sábado, 02, no espaço Trem da Vida, e contou com a presença dos alunos-escritores, professores e pais. Os livros receberam dedicatórias dos estudantes, numa rápida sessão de autógrafos.
"Escolhemos o livro pela questão ambiental e começamos a trabalha-lo em sala de aula. Cada verso lido e interpretado pelas crianças estavam com um entendimento acentuado da leitura. Daí nasceu a ideia de escrever o ABCzinho. As crianças todos os dias queriam trabalhar o livro", relata a professora Zildete Rodrigues, que incentivou e orientou os alunos na publicação.
No livro, feito de pequenos versos, os estudantes apontam de A a Z soluções para o desenvolvimento sustentável do planeta. "Minha turma teve o privilégio de escrever um livro para lançar na Feira Literária. Fiquei muito feliz. Minha inspiração foi melhorar a natureza com ações positivas mostradas pelo Cineas no livro", articula a pequena escritora, Ana Clara Araújo, de 10 anos.
Cada estrofe foi escrita e ilustrada por trios de alunos da escola municipal. O resultado final é um abecedário de ternura e boas ideias para a vida na Terra. "Ficamos felizes com a oportunidade de produzir ações positivas sobre o livro de Cineas Santos", desfecha Wáiston Gabriel.
Toda a obra literária de Cineas foi alvo de estudos, análises e produções nas escolas municipais de Oeiras, ao longo do ano letivo de 2017. "A FLOR é a culminância de um ano de trabalho das escolas", pontua a professora Tiana Tapety, secretária municipal de Educação.
Show de talentos
Além das produções textuais, a FLOR dá espaço para que os estudantes da rede municipal apresentem seus talentos. E foi isso que aconteceu na manhã e noite deste sábado, no Cine Teatro e na Praça de Eventos: um show de talentos!
Recitais, espetáculos teatrais, corais, jograis, apresentações instrumentais, danças, mini orquestra de bandolins, balé e show musicais encantaram o público da Feira Literária. "Acreditamos na educação através da arte", sintetiza Tiana Tapety.
.jpg)
.jpg)
.jpg)
.jpg)
.jpg)
.jpg)
.jpg)
.jpg)
.jpg)
.jpg)
.jpg)
.jpg)
.jpg)
.jpg)
.jpg)

CONFIRA MAIS FOTOS NA GALERIA ABAIXO