
Oeiras sedia I Encontro dos Núcleos de Capoeira Raízes do Brasil
02/05/2025 - 10:10Evento reuniu grupos locais e convidados, com apoio da Prefeitura de Oeiras e instituições parceiras
O Fluminense perdeu uma ótima oportunidade para ampliar sua vantagem sobre o Corinthians na liderança do Campeonato Brasileiro. Neste sábado, o time de Muricy Ramalho cedeu o empate ao Grêmio Prudente, 1 a 1, na casa do adversário, em partida válida pela 27ª rodada do Campeonato Brasileiro.
Com o resultado, o Fluminense segue na primeira colocação do Brasileirão, com 52 pontos, os mesmos três de vantagem que tinha em relação aos corintianos antes do início da rodada – o Corinthians empatou por 2 a 2 com o Ceará neste sábado, mas tem uma partida a menos que os cariocas.
O primeiro gol do jogo em jogo saiu aos 33 minutos do primeiro tempo, com Rodriguinho, para o Fluminense, após boa jogada de Conca. Mas a equipe paulista deixou tudo igual no placar aos 27 da etapa complementar, com William José.
O jogo
O gramado muito pesado por causa das chuvas fortes que atingiram Presidente Prudente tornou o início da partida muito truncado com muitas faltas e muitos erros de passe. O Grêmio, mais adaptado ao campo e precisando desesperadamente da vitória, partiu para o ataque, tentando imprensar a defesa do tricolor carioca mas nos primeiros minutos só conseguiu ameaçar em lances de bola parada como aconteceu aos dez minutos em cruzamento de Adriano Pimenta. A resposta tricolor veio com um belo chute de esquerda de Washinton que obrigou o goleiro Giovanni a fazer grande defesa, espalmando para escanteio.
Aos 14 minutos, o Fluminense perdeu sua primeira grande chance. Conca lançou Deco que se atrapalhou ao tentar o domínio e a bola sobrou livre dentro da área para Rodriguinho que,de pé esquerdo, chutou para fora.
Sem muita possibilidade de entrar na área com a bola dominada, os dois times passaram a arriscar chutes de fora da ára como aconteceu com Diogo aos 27 minutos pelo Fluminense e Adriano Pimenta aos 29 pelo Grêmio, mas nos dois lances, os goleiros fizeram defesas tranquilas.
Aos 32 minutos, Carlinhos foi ao fundo e cruzou. Conca mergulhou de cabeça e Giovanni salvou para escanteio. Um minuto depois, o Fluminense marcou o primeiro gol. Conca recebeu como se fosse um ponta esquerda e cruzou para a área. A bola passou por Washington e Anderson Luís e sobrou para Rodriguinho que encheu o pé sem qualquer chances de defesa para o goleio do Grêmio Prudente.
Depois de sofrer o gol, o Grêmio Prudente adiantou o meio campo mas só conseguiu incomodar a defesa da equipe carioca aos 42 minutos em cobrança de falta de Diego que foi parar nas mãos do goleiro Rafael. Logo depois, Roberto arriscou de longe mas a bola subiu muito e não levou perigo. No último lance da etapa inicial, Rodriguinho deixou a bola passar para Carlinho que entrou em velocidade mas concluiu para fora.
O Grêmio Prudente voltou com maior disposição ofensiva. Aos seis minutos, o meia Deco sentiu uma fisgada na coxa direita e deixou o campo, entrando Marquinho em seu lugar. Aos sete minutos, sem conseguir a penetração, o lateral Bruno Ribeiro arriscou de longe mas o chute não trouxe problemas para Rafael.
O time paulista seguiu pressionando e aos 11 minutos, Adriano Pimenta levou vantagem sobre Mariano e cruzou fechado, forçando Rafael a espalmar para escanteio.
O time de Muricy Ramalho encontrava dificuldades para se armar ofensivamente, principalmente porque o argentino Dario Conca tinha uma dura marcação. Mesmo assim, aos 14 minutos, Conca descobriu Rodriguinho penetrando em profundidade e fez o passe perfeito para o atacante que chutou fraco e permitiu a defesa de Giovanni.
O Grêmio Prudente quase empatou aos 29 minutos, quando o zagueiro Diego superou Gum e cabeceou com grande perigo depois de cobrança de escanteio.
O jogo ficou mais aberto e aos 22 minutos, o Fluminense perdeu outra oportunidade para marcar o segundo gol quando Marquinho recebeu na pequena área e chutou mas Giovanni saiu bem e fez a defesa. Logo depois foi a vez da equipe da casa desperdiçar a chance de empatar quando Anderson Luís não aproveitou a saída em falso do goleiro Rafael e cabeceou para fora.
Aos 27 minutos, o Grêmio empatou com William que recebeu a bola dentro da área e chutou cruzado para vencer o goleiro Rafael. Motivado pelo empate, o time paulista seguiu pressionando em busca do segundo gol e Rafael teve que se virar aos 31 minutos para defender um chute de Rafael Nartins. Aos 35 minutos, novamente o goleiro tricolor apareceu bem para defender um chute perigoso de William. Aos 43 minutos, Rafael voltou aparecer bem, garantindo, pelo menos, um ponto pata o time carioca.
FICHA TÉCNICA
GRÊMIO-SP 1 x 1 FLUMINENSE
Local: Estádio Eduardo José Farah, em Presidente Prudente (SP)
Árbitro: Evandro Rogério Roman (Fifa-PR)
Assistentes: Roberto Braatz (Fifa-PR) e Pedro Christino (PR)
Cartões Amarelos: Roberto e Anderson Luís(GB);
Gols: GRÊMIO-SP: William aos 27 minutos do segundo tempo
FLUMINENSE: Rodriguinho aos 33 minutos do primeiro tempo
GRÊMIO-SP: Giovanni; Bruno Ribeiro, Anderson Luís, Diego e Artur Henrique; Anderson Pedra, Roberto (Rafael Martins), Carlos Eduardo (Marcelo Oliveira) e Adriano Pimenta; Wesley (Wanderley) e William
Técnico: Fábio Giuntini
FLUMINENSE: Rafael; Mariano, Gum, André Luis e Carlinhos; Diogo, Valencia, Deco(Marquinho) e Conca; Rodriguinho(Júlio César) e Washington
Técnico: Muricy Ramalho