
França consegue resgatar turbina e computadores de Airbus

 O Escritório Francês de Investigação e Análises (BEA, na sigla em francês) divulgou nesta segunda-feira que resgatou peças do Airbus A330 da Air France que caiu no Oceano Atlântico em maio de 2009, quando fazia o voo AF 447. Segundo o órgão francês, foram retirados do fundo do mar uma das turbinas e computadores de bordo da aeronave.
O BEA informou também que o navio de patrulha La Capricieuse, da Marinha da França, se dirige ao porto de Cayenne, na Guiana Francesa, transportando as caixas-pretas da aeronave, resgatadas na semana passada. O material deve chegar na próxima quarta-feira a Cayenne, de onde será enviado de avião à sede do BEA na França. Segundo o jornal Le Figaro, a expectativa do governo francês é de que as caixas-pretas cheguem a Paris, no mais tardar, na manhã de quinta-feira (horário da França).
O Airbus A330 caiu no dia 31 de maio de 2009 no Oceano Atlântico, quando fazia o voo entre o Rio de Janeiro e Paris, provocando a morte de 228 pessoas. Na última quinta-feira, as euipes de busca do BEA resgataram o primeiro corpo encontrado junto aos destroços.
Segundo uma fonte, o corpo que foi levado à superfÃcie ainda estava em seu assento e em estado de decomposição, depois de ter passado quase dois anos a uma profundidade de 3,9 mil metros. No dia seguinte, o governo francês anunciou o resgate do segundo corpo.
Os restos mortais foram analisados a bordo de um navio e serão transferidos para Paris nesta semana, para uma eventual identificação.