
‘’Queremos levar a Assembleia para perto do povo’’, destaca Severo Eulálio sobre Avança Alepi em Oeiras
30/04/2025 - 10:00O evento contará com a presença de parlamentares estaduais, lideranças locais e do governador Rafael Fonteles.
O ex-governador Antônio de Almendra Freitas Neto, que também já foi prefeito de Teresina, senador, ministro e presidente da Assembléia Legislativa, será o secretário de Governo do Estado a partir de abril a se confirmar a renúncia de Wilson Martins e a posse de Moraes Souza Filho. O provável futuro governador já o convidou para o cargo afastando as especulações de que poderia aproveitar o deputado Roncalli Paulo na função.Estrategista, Antônio Neto, como o chamam familiares e amigos íntimos, deixou o "cavalo passar selado" apenas uma vez: quando não aceitou ser candidato a governador contra Hugo Napoleão mesmo com todas as forças de oposição lhe prometendo apoio.
Freitas Neto aceitou o convite e com isto encerra as especulações de que poderia se candidatar a deputado federal ou estadual pelo PSDB. Ele já foi escalado para tratar da posse de Moraes Souza e toma todas as providências nesse sentido. O ex-governador se tornou homem de confiança de Moraes Souza.
Freitas Neto foi governador do Piauí de 91 a 93, quando se desincompatibilizou para ser candidato vitorioso ao Senado da República. Durante os três anos que governou o Estado teve como secretário de Indústria e Comércio o então deputado estadual Antônio José de Moraes Souza, pai de Zé Filho.
Freitas havia perdido a eleição de 86 para Alberto Silva por menos de 14 mil votos mas assumiu a presidência da Telepisa antes que Alberto ocupasse o Karnak. No seu currículo consta ainda uma eleição para a Câmara Federal, onde passou apenas um ano, porque foi indicado prefeito pela Assembléia Legislativa, cumprindo as regras de então, quando não havia ainda eleição para os administradores das capitais brasileiras.