Geral
Geração de emprego: piauà volta a registrar saldo positivo e
Por: Giselle Silva em 18/05/2009 - 23:59
Pelo segundo mês consecutivo, o mercado de trabalho piauiense registrou um saldo positivo na geração de empregos formais. Foram geradas 276 novas vagas com carteira assinada no mês passado, 126 a mais que o registrado em março. Entretanto, o Ãndice ainda é bem menor que o acumulado no mesmo mês de abril do ano passado, quando foram geradas mais de 1,3 mil empregos. Os dados são do Cadastro Geral de empregados e Desempregados (Caged) do Ministério do Trabalho e emprego (MTE).
O saldo positivo piauiense, no perÃodo de crise financeira mundial, deve-se a indústria da transformação, serviços e agropecuária. Juntos, os três setores foram responsáveis pela contratação de 656 novos postos de trabalho em abril. Já o setor da construção civil, que há mais de cinco meses vinha registrando saldo positivo, acumulou queda de 349 vagas no mês passado. Um dos motivos foi o perÃodo chuvoso, que paralisou várias obras em todo o Estado.
Já no acumulado do ano, o CAGED ainda registra no Piauà um saldo negativo de 424 vagas, por conta dos dois primeiros meses do ano que tiveram saldos negativos. Quanto aos municÃpios pesquisados no PiauÃ, apenas Barras e Oeiras tiveram saldo negativo com quatro e três demissões a mais, respectivamente, em abril. Já Teresina, com mais de 600 vagas criadas, e União, com quase 200, foram as que mais criaram vagas de emprego com carteira assinada.
Acesse PiauÃ