Piauí é o terceiro estado em número de óbitos associados ao álcool
16/09/2024 - 08:55A doença alcoólica do fígado corresponde a 20% das mortes associadas ao álcool no estado.
A Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) aguarda esclarecimentos da Golden Cross sobre a suspensão da venda dos planos de saúde. A ANS disse que não recebeu, até o momento, pedido para essa suspensão e, por isso, a operadora não está autorizada a adotar a medida.
A agência enviou, na última sexta-feira (7), ofício solicitando esclarecimentos à Golden Cross, depois de anúncios veiculados na imprensa sobre a suspensão da venda. "Assim, a operadora não está autorizada a suspender a comercialização de seus produtos na data anunciada (18 de junho), devendo todos aqueles que estiverem registrados na reguladora e com o status de 'ativos' permanecerem disponíveis para aquisição dos consumidores, até que a suspensão seja devidamente autorizada pela ANS," diz a agência.
A ANS informou ainda que com relação à parceria para utilização da rede da Amil pelos beneficiários da Golden Cross, não há necessidade de autorização, já que isso é permitido por lei e normativos da saúde suplementar.
"Só é preciso comunicação à reguladora nos casos em que houver mudança do tipo de contratação (rede direta, indireta ou própria) que havia sido registrada. Como a Golden Cross informou à ANS, para atuar apenas com rede direta, seja para prestadores hospitalares quanto não hospitalares, ela precisará fazer alteração no registro junto à reguladora para utilizar a rede da Amil (rede indireta), o que ainda não foi feito."
A ANS ressaltou que por não se tratar de transferência de carteira, nada muda no atendimento aos clientes e a Golden Cross continua responsável pela prestação de assistência.
A Golden Cross informa estar em tratativa com a ANS e que a interrupção temporária na venda do segmento saúde foi pensada visando à reestruturação do seu portfólio de produtos, a fim de se adaptar ao novo Programa de Compartilhamento de Risco, previsto na Resolução Normativa nº 517, para elevar ainda mais a qualidade do atendimento já prestado pela operadora e a proteção do consumidor. A empresa ressalta que os planos do segmento odontológico continuam sendo comercializados normalmente.
*Matéria atualizada às 12h48 de hoje (10/06) com posicionamento da Golden Cross.