
‘’Queremos levar a Assembleia para perto do povo’’, destaca Severo Eulálio sobre Avança Alepi em Oeiras
30/04/2025 - 10:00O evento contará com a presença de parlamentares estaduais, lideranças locais e do governador Rafael Fonteles.
Atendendo a pedidos do Governo do Estado, um total de 120 homens pertencentes à Força Nacional chegaram ao Piauí na noite do último sábado (13) com o intuito de reforçar a segurança na capital, bem como em alguns municípios piauienses, a depender da demanda.
Em visita ao município de José de Freitas, na noite de sábado, o governador Wilson Martins falou sobre o assunto. “Convocamos a Força Nacional para assegurar em todos os aspectos que não haverá nenhum problema quanto á segurança da população”, enfatiza Martins, ao comentar que parte do contingente grevista já retornou aos seus postos e que em breve a situação estará totalmente regularizada.
Segundo o coronel Rubens Pereira, comandante geral da Polícia Militar, o contingente da Força Nacional será destinado para pontos estratégicos da capital, realizando abordagens e buscas, além de atender aos chamados da população. “Requisitamos um montante de 1.030 homens, pois caso haja necessidade, estes serão distribuídos em outros municípios do Estado”, ressalta.
O Coronel Rubens destaca que a greve foi considerada ilegal pelo Tribunal de Justiça do Piauí e a determinação é de que os policiais retornem aos seus postos imediatamente. Segundo a determinação do desembargador Luiz Gonzaga Brandão, a segurança é direito essencial do cidadão e a Constituição Federal proíbe greve do setor militar.
O governador Wilson Martins destacou que os investimentos em segurança pública não param e exemplifica a afirmação com o processo de aquisição de 2.500 coletes a prova de balas, que já está em andamento. O Governo também elabora um projeto de lei que estabeleça o patamar de reajuste salarial dos policiais militares no Piauí pelos próximos quatro anos.
Investimentos em segurança
Ainda no ano de 2011, foi concedido aos militares um aumento de 11%. Porcentagem esta que encontra-se acima dos demais reajustes concedidos a outras categorias. “Esse valor é mais que o dobro do que foi a avaliação da inflação”, afirma Wilson Martins.
Além do aumento salarial, o Governo do Estado convocou nos últimos meses aproximadamente 800 pessoas por meio de concurso público para atuar na área de segurança pública. Além das convocações, também foram realizados cursos de preparação e formação de policiais.
“Podemos citar também a instalação do Ronda Cidadão, o aumento do contingente de viaturas, aquisição de equipamentos de comunicação e armamentos, viabilizando os atendimentos à população”, enumera Wilson Martins.
Novo aumento
De acordo com o governador, o Governo está elaborando um projeto de lei para enviar à Assembleia Legislativa do Piauí referente ao aumento salarial dos militares para os próximos quatro anos. “Estamos programando um aumento satisfatório para a classe, mas, como gestor, tenho de ter controle sobre a Lei de Responsabilidade Fiscal, bem como da capacidade de pagamento dos cofres do estado”, explica.