
Falece em Oeiras, Maria de Souza Feitosa aos 83 anos
01/05/2025 - 07:33Matriarca da famÃlia Feitosa enfrentava uma doença pulmonar e deixou filhos, netos e bisnetos
O Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome - MDS - anunciou nesta quinta-feira (19) o cancelamento de mais de 400 mil benefÃcios do programa Bolsa FamÃlia em todo o paÃs, quase quatro mil deles no PiauÃ, o Estado do Nordeste com menor número de cartões cancelados. O corte ocorreu em virtude da não atualização de cadastros até 31 de dezembro do ano passado ou pelo fato das famÃlias não se encontrarem no perfil do programa.
No PiauÃ, que já chegou a ter metade da população de três milhões de habitantes assistida pelo programa, foram inicialmente suspensos 5.746 benefÃcios, mas 1.886 conseguiram fazer o recadastramento até o final do ano passado. Ao final de fevereiro, o Governo cancelou 3.852 benefÃcios de famÃlias piauienses.
Os números piauienses são distantes da realidade dos outros estados nordestinos. No Ceará, foram suspensos 17.676 benefÃcios. Em Pernambuco, 22.773. Na Bahia, 31.569. O Piauà perde até mesmo de Estados com população menor, como Alagoas (9.185) e Sergipe (4569).
Os cortes foram feitos após comparação no banco de dados do Ministério do Trabalho e Emprego, quando verificou-se que 622.476 beneficiários estavam acima do perfil do programa, que atende os que possuem renda mensal per capita de até R$ 120. Do total, 171.455 famÃlias atualizaram seus dados e conseguiram se manter no programa.
Segundo o Ministério, os cancelamentos ocorrem porque a famÃlia já melhorou sua condição de vida ou descumpriu as obrigações escolares e de saúde previstas pelo programa. Além disso, a cada cancelamento, uma nova famÃlia que está no perfil do programa é cadastrada e começa a receber o benefÃcio em março.