
SAAE, Bombeiros e Prefeitura instalam reservatório de 10 mil litros para reforçar combate a incêndios em Oeiras
20/05/2025 - 12:12Parceria entre instituições garante abastecimento rápido e resposta mais eficiente a emergências na cidade
Oeiras está entre os 126 municÃpios piauienses com situação de emergência reconhecida pelo Governo Federal devido aos efeitos da seca. A medida foi oficializada por meio de portaria do Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional (MIDR), publicada no Diário Oficial da União desta segunda-feira (19).
Com o reconhecimento em vigor, a Prefeitura de Oeiras está apta a solicitar recursos federais destinados a ações de assistência humanitária e apoio da Defesa Civil. Entre as medidas previstas estão o fornecimento de cestas básicas, distribuição de água potável, refeições para trabalhadores e voluntários, kits de higiene, material de limpeza e itens de dormitório.
Na manhã da segunda-feira (19), uma equipe da TV Clube, afiliada da Rede Globo de Televisão acompanhada de técnicos da Secretaria Municipal de Agricultura realizou uma inspeção em áreas rurais afetadas pela estiagem. A visita incluiu a comunidade quilombola de Queiroz, o povoado Morro Redondo e o assentamento Malhada das Pedras. O trabalho teve como objetivo avaliar os prejuÃzos enfrentados pelos agricultores e levantar dados que orientem medidas emergenciais.
Coordenada pelo prefeito Dr. Hailton, a ação integra um esforço local para responder aos impactos da seca sobre a produção agrÃcola e o abastecimento de água. Uma das possibilidades em análise é a decretação de estado de emergência no municÃpio, medida que pode agilizar o acesso a recursos e facilitar a adoção de providências urgentes.
De acordo com o MIDR, o Piauà possui atualmente 208 reconhecimentos de situação de emergência em vigor: 193 por seca, 12 por estiagem e 3 por chuvas intensas.
As solicitações de recursos devem ser feitas pelas prefeituras por meio do Sistema Integrado de Informações sobre Desastres (S2iD). Após análise técnica dos planos de trabalho enviados, o Governo Federal define os valores a serem liberados por meio de nova portaria no Diário Oficial da União.
Confira a portaria com a lista de municÃpios piauienses aqui.