
Mais de 60 mil eleitores do Piauí podem ter título cancelado em maio; veja como regularizar
28/04/2025 - 08:43Em todo o país, mais de 5,1 milhão de pessoas ainda precisam regularizar o documento.
A greve dos bancários inicia nesta terã-feira (06), após assembleia geral realizada na última sexta-feira (02) que decidiu pela paralisação todas dos trabalhos. Segundo o presidente do Sindicato do Bancários do Piauí, Arimatéia Passos, a decisão foi tomada por não ter dito acordo da categoria com o sindicato patronal.
Dentre as principais reivindicações, o presidente do Sindicato destacou três pontos primordiais. O primeiro seria com relação à contratação de novos funcionários, vez que a quantidade atual não é suficiente para atender à demanda das agências. De acordo com ele, o Piauí possui aproximadamente 6.500 bancários, sendo que seria preciso, pelo menos, mais 200 novos profissionais.
A classe também reivindica pelo aumento salarial de 5%, além de melhorias na saúde e segurança. “Nós temos uma jornada de trabalho muito cansativa, com ambientes insalubres e isso nos prejudica muito. É preciso que os bancários reconheçam os esforços dos trabalhadores para que tenhamos uma melhor qualidade de vida”, falou. Com relação à segurança, Arimatéa Passos frisou que é preciso oferecer medidas que garantam a integridade dos trabalhadores e clientes, como portas-giratórias, câmeras de segurança, entre outros.
Estarão funcionando apenas os caixas eletrônicos 24h e os consumidores devem buscar casas lotéricas, bancos postais (Correios) e postos conveniados. A greve dos bancários ocorre em todo o território nacional e segue por tempo indeterminado, ou até que o sindicato patronal apresente uma proposta que possa condizer com as reivindicações dos trabalhadores. Até o momento a Febraban (Federação Nacional dos Bancos) não se posicionou sobre a greve nem sobre novas negociações.