
8ª GRE se destaca na 4ª edição do Prêmio Alfa-10 durante evento do Pacto pela Educação 2025
01/05/2025 - 08:30Três escolas da região são reconhecidas por resultados expressivos no IDEPI-Alfa
* Por Wandisa Lima
De volta à capital Teresina, onde se percebe que virou refúgio dos célebres escritores do nosso estado do Piauí, mais inquietudes, mais apreensões, muito mais curiosidades que os olhares atentos e impacientes de crianças, adolescentes e adultos (alunos, professores e diretores) não conseguiam despistar.
Casa grande, rosada e branca, eis a APL (Academia Piauiense de Letras): um pequeno jardim com uma fachada de tom meigo e imponência intelectual que traz aos nossos olhares a importância daquele lugar, nas placas de inscrições e de homenagens recebidas ao longo dos anos.
Olhando as paredes daquela charmosa casa, percebemos a riqueza da literatura piauiense estampadas nas inúmeras fotos e livros de autores renomados. Acomodamo-nos no auditório de seções onde aguardamos com entusiasmo a chegada do célebre escritor oeirense Orlando Geraldo Rêgo de Carvalho, mais conhecido como O. G.
Corpo franzino, voz já cansada e aparência transformada pelo tempo, eis que surge “o homem”. Emocionado e emocionando, com aquela expressão de carinho e admiração daqueles que se deliciaram nas suas obras, naquelas histórias de ficção e ao mesmo tempo realidade, chegou com toda a sua família: a graciosa e carinhosa Divaneide Carvalho, o primogênito Orlando Vitor, a amável babá Lindalva, enfim. Mas, para a manhã ser completa, de grandes surpresas e emoções, fomos agraciados com a presença de outros grandes escritores, imortais, que se dispuseram a participar daquela sessão especial, onde fizeram uma homenagem a O. G. Rêgo, falando de sua pessoa e de suas obras: Raimundo Santana, Hardi Filho, Francisco Miguel de Moura, Herculano Morais, M. Paulo Nunes, Assis Brasil, o presidente Reginaldo Miranda e vários outros, além da prestativa e adorada secretária Vera.
Foi um momento de grande emoção e ficamos felizes em poder conhecer bem de perto aqueles que só conhecíamos em livros, fotos e biografias. Além disso, o estimado amigo Olavo Braz captava tudo e transmitia pela rede social Twitter, em tempo integral.
Fechando o ano letivo de 2011, com chave de ouro, esperamos que esse resgate da literatura piauiense seja sempre essa festa a cada ano e que mais impressões como as que tivemos com os familiares do saudoso José Expedito Rêgo, com Dagoberto Carvalho Jr. e O. G. Rêgo de Carvalho estejam sempre presentes nessa nossa proposta de “Educar e Transformar Vidas”.
* Wandisa Lima é Professora IBENS