
Mudança no nome da sede do MP em Oeiras provoca reação de autoridades e juristas
03/07/2025 - 18:25Decisão que retirou o nome do procurador João Nunes da unidade local para homenagear o promotor José Sérvio de Deus é contestada
O Instituto Barros de Ensino – IBENS, realizou ontem, 9 de Maio, uma Oficina sobre o novo acordo ortográfico da língua portuguesa que entrou em vigor em 1º de janeiro deste ano, ministrada pelo professor Ozias Lima, um dos grandes gramáticos e intelectuais do assunto no Piauí. Este trabalho teve como idealizadora a professora de Gramática do IBENS (Instituto Barros de Ensino) Elimar Barros que destacou a necessidade de todos conhecerem as mudanças que já estão em vigor, como também despertar nos educandos a importância de praticá-las “agora” e, não apenas em 2012, tempo limite para a internalização e uso dessas novas regras.
Os trabalhos tiveram início com a fala da diretora pedagógica Magda Barros que destacou a importância deste momento não só para os alunos e profissionais da escola, mas também para toda a sociedade oeirense, uma vez que o conhecimento gramatical é uma competência obrigatória a todos os falantes da língua portuguesa. Vale ressaltar a enorme participação dos alunos e profissionais da escola, bem como da sociedade presente que trouxe inúmeras curiosidades apresentadas e prontamente respondidas pelo professor Ozias. A oficina foi marcada pela descontração e interatividade mantida entre o público e o ministrante.
Uma das grandes preocupações do IBENS tem sido a formação continuada dos seus profissionais, prova disso foi o evento supracitado, como também o I Congresso IBENS de Educação – “Ressignificando a Prática Avaliativa Qualitativa na Formação de Grupos e a Construção do Conhecimento sobre o Ensino Fundamental em 9 anos” que acontecerá nos próximos dias 21,22 e 23 de maio com toda comunidade educacional oeirense e o professor conferencista Hamilton Werneck, grande educador brasileiro colaborador dos trabalhos da escola.