Geral
Inaugurado fórum eleitoral de oeiras
Por: em 30/11/2009 - 01:03
Foi inaugurado na última sexta feira o Fórum eleitoral de Oeiras, que recebeu o nome de Fórum Eleitoral "Dr. Luis Lopes Sobrinho".
A inauguração contou com a presença de diversas autoridades, dentre as quais a Presidente do Tribunal Regional Eleitoral do PiauÃ, Desembargadora Eulália Maria Pinheiro, dos juÃzes do TRE-PI Dr. Kássio Nunes Marques e Valter Alencar Rebelo, e das autoridades locais como o Juiz Eleitoral da 5ª Zona, Édson Rogério Leitão, do Promotor Eleitoral Substituto, Dr. Carlos Rubem Campos Reis, do prefeito B.Sá, da Presidente da Subseção da OAB- Oeiras, Dra. Sanya Mary Mendes Mesquita, do deputado Estadual Mauro Tapety dentre outras.
O Fórum eleitoral foi conseguido graças ao empenho de chefe do cartório eleitoral Josevan Jorge, que sempre se preocupou com as atuais instalações da sede em que o cartório funciona.
que levou a reivindicação da construção de Fórum, à corte da Justiça eleitoral em Teresina, que logo inclinou para a realização da construção do prédio em Oeiras.
Foi feita a solicitação junto ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE) em BrasÃlia para a liberalização da verba. O prédio foi construÃdo em um terreno cedido pelo Departamento de Estradas e Rodagens do PiauÃ-DER., com um orçamento de R$ 300,00,00 ( Trezentos mil reais), em verba exclusiva do orçamento da União.
O Fórum eleitoral de Oeiras é um dos mais modernos do estado do PiauÃ. Ficarão sob a responsabilidade deste cartório eleitoral as urnas de Nazaré, Ipiranga, Valença e outros municÃpios, além das urnas pertencentes aos 07 (sete) municÃpios que compõem a 5ª Zona Eleitoral (Oeiras, Cajazeiras do PiauÃ, Colônia do PiauÃ, São Francisco do PiauÃ, São João da Varjota, Santa Rosa do Piauà e São Miguel do Fidalgo).
Conforme requer a legislação, o Fórum dispõe de rampa e banheiro para portadores de necessidades especiais.
Com a inauguração do fórum, as audiências eleitorais serão realizadas no próprio prédio, não havendo mais necessidade de que se utilize a sala de audiências da Justiça Comum.