Geral
Incêndio de grandes proporções destrói vegetação e deixa Oeiras coberta de fumaça
Por: Da Redação em 23/08/2016 - 11:51
Um verdadeiro crime ambiental ocorre nas proximidades de Oeiras desde este domingo, 21, quando um incêndio de grandes proporções tem causado prejuízos incalculáveis à vegetação e provocando verdadeiro desconforto aos habitantes de Oeiras e Colônia do Piauí. Há informações que pequenos focos de queimadas já eram registrados na região há mais de uma semana e se intensificaram nesta segunda-feira.
O fogo começou nas imediações da cerâmica Vitória, no lugar conhecido como Ladeira da Onça, na rodovia estadual que liga Oeiras a Colônia do Piauí e tomou conta de toda a mata, se espalhando no sentido Colônia do Piauí e ao povoado Mourões
As causas que deram início ao incêndio são desconhecidas, mas já duram várias dias, provocando verdadeira destruição da vegetação e a morte de muitos animais. O fogo chegou ao ápice nesta segunda feira a noite, quando a cidade de Oeiras foi totalmente coberta de fumaça. Já em Colônia do Piauí, além da fumaça, as casas foram invadidas pelas cinzas levadas pelo vento.

Ainda na manhã desta terça-feira, o fogo ainda destruía a vegetação em alguns pontos, e a fumaça atrapalhava os motoristas que trafegavam pela PI 143.
Incêndios e queimadas são frequentes em Oeiras nessa época do ano. Tempo seco, com baixa umidade, vegetação seca e muito vento são fatores que favorecem os focos de incêndio e que por isso, merecem cuidado especial, e o combate é apenas com a disposição da população, haja visto que a cidade não possui o Corpo de Bombeiros e nem mesmo uma brigada de incêndio.