Geral
Indefinições marcam os nomes que disputarão a prefeitura de Oeiras. Vejas os possÃveis candidatos!
Por: Da Redação em 05/06/2016 - 17:40
Com a mudança do calendário eleitoral, os partidos políticos este ano estão tendo mais tempo para a definição de suas chapas que concorrerão nas eleições do próximo mês de outubro.
Este ano, os principais grupos políticos de Oeiras têm mantido certa cautela em divulgar quem serão os candidatos a prefeito. Até o momento, alguns nomes estão sendo especulados, mas nada totalmente definido visto que, muitas conversas têm acontecido, com cada grupo visando entrar da disputa com uma chapa forte, visando a vitória.
Após consulta jurídica, Lukano Sá desiste da reeleição
O que se tem de definitivo, é que o prefeito Lukano Sá (PP), fez uma consulta jurídica e concluiu que eventual candidatura à reeleição teria dificuldade de sustentação legal. Partindo desse pressuposto, o prefeito não disputará a reeleição.
Lukano Sá
Essa informação foi dada em primeira mão pelo
Mural da Vila em 20 de Março. O TRE entendeu que na linha da jurisprudência firmada no Tribunal Superior Eleitoral, conforme julgado anteriormente, entende-se que as eleições suplementares não inauguram um mandato autônomo, configurando-se simples continuidade de um mesmo mandato cujo titular foi afastado, o denominado "mandato tampão".
Ao analisar o mérito da consulta, o TRE entendeu que a posse do ex- prefeito B. Sá nas eleições municipais de 2008, seguida pela posse do seu filho Lukano Sá nas eleições subsequentes (2012) no mesmo município, apesar de intercalada por um "mandato tampão", torna Lukano Sá inelegível para eventual reeleição.
Com a não candidatura de Lukano Sá, o PP de Oeiras já tem um plano B para continuar na prefeitura da primeira capital. Até o momento, o nome mais comentado é o do empresário e engenheiro agrônomo José Raimundo de Sá Lopes, sobrinho do ex-prefeito B Sá.
José Raimundo é ex-secretário de administração e finanças e se afastou do cargo, no tempo estabelecido pela lei, já tendo como objetivo uma candidatura.
"A candidatura de Dr. Abmael é prego batido e ponta virada", diz Edmilson Carvalho
No PT, o nome da vez é a do médico Abmael Soares, atual vice-prefeito de Oeiras, que é filiado ao PTN.
Como o
Mural da Vila noticiou recentemente, e logo depois negado pelo mesmo, Dr. Abmael deixa o grupo Boca Preta para ser candidato da oposição. Vale lembrar, que ainda no início do ano, o PT lançou o nome do empresário Eduardo Freitas como candidato a prefeito, tendo o apoio de outros partidos, todavia, o nome do empresário não decolou.
Edmilson Carvalho, líder do PT em Oeiras, usou um ditado popular para confirmar a candidatura do Dr. Abmael Soares: "
A candidatura de Dr. Abmael é prego batido e ponta virada", mostrando que a candidatura do vice-prefeito de Oeiras é definitiva, ressaltando ainda, que na quinta-feira, 02, o governador Wellington Dias reuniu o deputado Assis Carvalho, o ex-prefeito B.Sá, e o prefeito Lukano Sá, visando unificar o grupo. Na reunião, o ex-prefeito e seu filho propuseram ceder a candidatura de vice-prefeito para o PT, o que foi prontamente rechaçado pelo deputado federal.

Dr. Abmael Soares
Questionado sobre a possibilidade de união com o grupo Tupamaro, Edmilson Carvalho disse esperar a adesão do grupo. "
Estamos dialogando com o grupo tupamaro. Já tivemos conversas produtivas. Vamos aprofundar agora. Esperamos que os Tupamaros aceitem marchar conosco, e nesse caso caberia a eles indicarem o nome que melhor representa o grupo. O que posso afirmar é que Abmael é candidato. Isso é fato!"
E os Tupamaros?
O grupo Tupamaro até o momento permanece em silêncio quanto ao nome a ser lançado, ou se marchará junto com o PT, indicando o candidato a vice.
O ex-deputado Mauro Tapety, disse a uma emissora de TV da capital que o grupo entrará forte da disputa, mas não citou nomes. Já o ex-prefeito Tapety Neto não tem se manifestado, mas é sempre tido como um possível candidato.

Tapety Neto
O que se tem observado, é que dos três grupos políticos de Oeiras, os Tupamaros é o que demonstra uma maior indefinição em relação ao nome a ser lançado, ou se já o possui, estão esperando a hora certa para divulgar.
Psol já está definido
Com candidato definido está mesmo o Psol, que mais uma vez vai para a disputa com Carlos Oliveira, o Carlão do Psol.
.jpg)
Carlão do Psol
Carlão foi um dos fundadores do PT em Oeiras, presidente e vice-presidente do diretório por várias vezes, foi candidato a vereador em 1992, candidato a deputado estadual em 2002. Em 2008 foi candidato a vereador. Em 2012 foi um dos fundadores PSOL em Oeiras e seu candidatei a prefeito.
Mesmo não conseguindo êxito em nenhuma eleição, crítico ferrenho dos tradicionais grupos políticos de Oeiras, Carlão vai novamente para a disputa em outubro próximo. "
Quero dar minha contribuição para Oeiras. Se um dia acontecer do povo vir a nos eleger, diante mão já adianto: não caminharei ao lado dos candidatos tradicionais, do Tapety, B. Sá, Assis Carvalho. Administrarei com aquelas pessoas competentes que nunca tiveram oportunidade de mostrar seu trabalho".
Diante deste cenário que está posto em Oeiras, com mudanças que podem se efetivar a qualquer momento, vale atentar para o que disse o político mineiro Magalhães Pinto: "
Política é como nuvem. Você olha e ela está de um jeito. Olha de novo e ela já mudou".