Prefeitura de Oeiras antecipa feriado do Dia do Servidor Público para segunda-feira, 27 de outubro
22/10/2025 - 16:31Expediente nas repartições municipais será normal no dia 28






















O Instituto Histórico de Oeiras-Pi, lançou em solenidade festiva ( 03-10-2015) no Cine Teatro Oeiras-Pi, a 19º edição de sua revista.
O evento foi permeado de riquezas lítero-histórico-musicais, com apresentação do escritor e confrade Gutemberg Cavalcante Rocha e apresentações musicais da Banda Santa Cecília Mirim ( coordenada pelo regente Luís Gonzaga); o bandolinista Herberth Vinícius Virgínio e o saxofonista Maurício Damasceno.
O evento teve como chefe de cerimonial, a confreira Teresa Cristina Aráujo. O orador Edson Sá, ressaltou que no 43º ano do IHO, é lançado mais uma revista que sinaliza um profícua caminhada de vivências de um rico legado mafrensino.
Aconteceu também o pronunciamento da organizadora da obra, a historiadora e Professora. Socorro Barros, que destacou a sua alegria em vivenciar tão significativo feito histórico, enfatizando que o homem precisa preservar o chão em que vive e arte escrita é ponte para tal propósito.
Já o professor Stefano Ferreira, discorreu sobre a importância da parceria estabelecida entre a Secretaria de Cultura e as casas culturais da urbe mochina e do valor do resgate da memória oeirense.
A Profa. Cassí Neiva ( presidente do IHO), enfatizou a sua satisfação em consolidar este rico arcabouço lítero-histórico, afirmando que a história de uma cultura, torna-se perenizada através de registros escritos, que rememoram o passado no presente e no futuro, bem como, declarou que homens cidadãos, amam e valorizam as suas raízes.
Compondo a mesa de honra, estiveram presentes as seguintes autoridades: Dr.Benedito de Carvalho Sá ( representando o Governador do Estado do Piauí - Wellington Dias), Prof. Stefano Ferreira-Secretário Municipal de Cultura(representando o Prefeito Municipal Lukano Sá), Pe. João Francisco Santos( representando o Bispo Diocesano Dom Juarez Sousa e Silva), a organizadora da obra Profa. Socorro Barros, o confrade e apresentador da revista, Gutemberg Cavalcante Rocha e o promotor de justiça e agitador cultural Dr. Carlos Rubem Campos Reis.
Estiveram também presentes, o diretor do IFPI: Sebastião Nascimento; a diretora do Museu de Arte Sacra, Maria do Espírito Santo Marques, a Presidente do Rotary, Profa. Conceição de Maria Albuquerque, confrades Eça -Dagobertianos , convidados, sócios do IHO e amigos.
O evento contou com a parceria do Museu de Arte Sacra e da Secretaria Municipal de Cultura.
CONFIRA TODAS AS FOTOS NA GALEIRA ABAIXO