
‘’Queremos levar a Assembleia para perto do povo’’, destaca Severo Eulálio sobre Avança Alepi em Oeiras
30/04/2025 - 10:00O evento contará com a presença de parlamentares estaduais, lideranças locais e do governador Rafael Fonteles.
A Associação dos Cadeirantes (ASCAMTE) se reuniu nesta quarta-feira (11/08), para ouvir as propostas de João Vicente, candidato a Governador pela coligação Por um Piauí Novo. O encontro aconteceu no espaço do Restaurante Pesqueirinho, cedido por seu proprietário Edvaldo Robert da Silva, que apoia a candidatura de João Vicente.
Na oportunidade, João Vicente, acompanhado do candidato a vice Flávio Nogueira, ressaltou que por estar próximo dos cadeirantes, ao longo dos último anos, sabe de suas principais carências e que fez questão de incluir em suas ações de Governo propostas que garantam mais qualidade de vida às pessoas com deficiência. João Vicente pretende transformar os conceitos de “acessibilidade” e de “inclusão social” em políticas públicas efetivas em todo o Piauí.
Pretende ainda valorizar o Conselho Estadual dos Direitos da Pessoa Portadora de Deficiência, ouvindo e acolhendo suas seus projetos, suas aspirações para a elaboração de políticas de inclusão nos contextos social, educacional e econômico. “O que me motiva é a palavra desenvolvimento. Mas desenvolvimento no sentido mais amplo de seu significado. Quero proporcionar o desenvolvimento de forma que a sociedade entenda que as pessoas com deficiência devem ter as mesmas oportunidades. Quero rediscutir e ampliar no Piauí os conceitos de acessibilidade para avançarmos”, garante João Vicente.
No projeto por um Piauí Novo serão oferecidos cursos de capacitação para pessoas com deficiência para o reconhecimento e fortalecimento das suas competências, qualidades e liderança, preparando-as para o mercado de trabalho, ou para abertura de seu próprio negócio. Será garantido que o município e o Estado realizem obras de adaptação para pessoas com deficiência, proporcionando uma integração social plena dessas pessoas. Ainda serão preparadas as escolas estaduais para receber alunos com necessidades especiais, além de capacitação continuada para professores da educação inclusiva.
Igualdade e oportunidade foram as principais reivindicações dos cadeirantes. “Temos esperança que João Vicente consiga tornar realidade um Estado com oportunidades para todos nós. Temos que acreditar nesta mudança. Pois já experimentamos as outras opções que estão aí e nada de concreto para mudar nossa realidade de falta de oportunidade de trabalho mudou”, afirma Wagner Vasconcelos, paraatleta.
Outra importante proposição de João Vicente é a ampliação da prática de esportes nas escolas como parte da formação integral das crianças e jovens piauienses com deficiências. Haverá ainda a construção de quadras poliesportivas nos bairros de Teresina adaptadas para a prática do voley e basquete para pessoas em cadeiras de roda. “Os portadores de deficiência são, para nós, exemplo de superação. Nos últimos anos estamos fazendo um trabalho de apoio aos paraatletas piauienses do time de basquete dos cadeirantes. No projeto de João Vicente há uma especial atenção aos portadores de deficiência que devem ser, na prática, incluídos em nossa comunidade, no trabalho, no esporte e no lazer”, explicou Cláudia Claudino.
A extensão do transporte eficiente para outros municípios piauienses e ampliação do mesmo em Teresina é uma ação urgente na concepção de João Vicente, pois as pessoas com deficiência do interior passam por muitas dificuldades e vivem a margem da sociedade.