
Mais de 60 mil eleitores do Piauí podem ter título cancelado em maio; veja como regularizar
28/04/2025 - 08:43Em todo o país, mais de 5,1 milhão de pessoas ainda precisam regularizar o documento.
O jornalismo do Piauí começa a passar por mudanças radicais, por conta do crescimento dos portais de notícias. E, nesta segunda-feira, dia 20, uma prova disso: o Jornal Meio Norte foi o primeiro impresso do Piauí a adotar o formato 'berliner', extinguindo de uma vez por todas o formato tradicional 'standard'. Este modelo se destaca pela sua praticidade de manuseio, e, principalmente, aceitação entre os jovens.
O formato 'berliner', também conhecido como 'berlinense' ou 'midi', é uma maneira de colocar os jornais diários com páginas que normalmente medem 470 mm × 315 mm. Começou sendo usado na Europa, com os diários Le Monde, na França e La Repubblica, na Itália. No Brasil, o formato já é utilizado pelo diário carioca Jornal do Brasil, desde 16 de Abril de 2006.
A edição de número 5932, desta segunda-feira, dia 20, do Jornal Meio Norte é a primeira do Piauí neste formato 'berliner'. É uma forma de facilitar a leitura, pois, pelo tamanho, é mais fácil de ser manuseado pelo leitor. O formato é bem aceito pela comodidade e ajuda no crescimento das vendas do impresso. Os outros principais jornais locais: O Dia e Diário do Povo continuam com o formato 'standard'.
Segundo a Gazeta Mercantil, não deixa de ser uma forma de acompanhar o ritmo dos portais de notícias na Internet. O fato é que muitas pessoas estão praticamente usando os impressos apenas como uma leitura complementar. Ou seja: viu na Internet, quase que em tempo real e se abasteceu de informação no dia seguinte, com os jornais. Os jovens de hoje, por exemplo, quase não lêem mais jornais. Pesquisas mostram que atualmente 60% das pessoas com idade entre 15 a 35 anos preferem buscar notícias na Web.
O diretor de jornalismo do Jornal Meio Norte, Fenelon Rocha, afirmou que o novo formato foi adotado para satisfazer os leitores, carregando uma linguagem mais direta e adequada à sociedade atual. “Nós seguimos a tendência mundial, em várias partes do mundo o novo formato tem mostrado resultado. A iniciativa do Meio Norte visa principalmente satisfazer o nosso leitor, para que ele utilize melhor o seu tempo. A linguagem é mais direta, o manuseio é melhor, tudo pensando no leitor”.
Apesar de ser uma medida mundialmente adotada para a redução de custos, Fenelon Rocha nega que essa seja a principal visão do Meio Norte. “Queremos principalmente satisfazer os nossos leitores e atrair outros. Não nego que o custo seja menor, mas esse não é o principal motivo da redução do formato”.
Fonte: 180 Graus