
Polícia cumpre 19 mandados contra investigados por tráfico no interior do Piauí
09/05/2025 - 17:17Nova fase da operação Pacto Pela Ordem ocorreu em três municípios da região de Uruçuí
O descaso com a Saúde e Educação no município de Uruçuí, sul do Piauí, foi notícia na edição do Jornal Nacional de ontem, quinta-feira (27). Valdir Soares Costa (PT), prefeito da cidade está na lista de gestores investigados pela Operação Geleira, da Polícia Federal. Ele teria desviado R$ 3,5 milhões do município.
Uruçuí é um dos maiores produtores de soja do Nordeste. Mas a riqueza contrasta com a situação das escolas e casas de saúde da cidade.
Além de prefeito, Valdir Soares Costa é médico e atendia no hospital da cidade. Na semana passada, foi preso numa operação que investiga o desvio de recursos federais da saúde e da educação em 12 municípios do Piauí.
Segundo a Polícia Federal, o total desviado em Uruçuí pode chegar a R$ 3,5 milhões. Os acusados usavam notas fiscais frias para justificar os gastos.
O prefeito de Uruçuí já foi solto. Ele declarou que a comunidade rural mostrada na reportagem vai ganhar uma escola no fim de fevereiro. Disse ainda que é difícil encontrar médicos para trabalhar em cidades do interior. Sobre as denúncias de desvio de dinheiro, o prefeito afirmou que é inocente.