
Últimos dias de Abril deverão ser chuvosos no Piauí, alerta Defesa Civil
23/04/2025 - 11:07Neste ano, o inverno piauiense foi marcado por chuvas irregulares e abaixo da média histórica
E mais uma vez Sarah Menezes é a melhor do mundo. A atleta piauiense faturou a segunda medalha de ouro do ano após vencer, em clima de revanche, a rival Taciana Lima, na Copa do Mundo de Judô de São Paulo realizada no final de semana na capital paulista. Com a medalha e os pontos no ranking acumulados, a judoca está entre as sete melhores do mundo e com vaga praticamente garantida nas Olimpíadas.
A competição, que aconteceu no Ginásio da Hebraica, na capital paulista, é válida pelo Circuito Mundial da Federação Internacional de Judô (FIJ) e bateu recorde de participação de atletas, reunindo cerca de 320 judocas de 37 países. Cerca de 4 mil pessoas lotaram o ginásio e empurraram os brasileiros na competição.
Sarah subiu no tatame somente no sábado e participou de quatro lutas, vencendo três delas por ippon. Depois de passar pela argentina Paula Pareto, uma das favoritas, a piauiense chegou a final contra a gaúcha Taciana Lima. A disputa foi com clima de revanche, já que Pareto havia derrotado Sarah na última copa do mundo realizada no ano passado. Nesta, porém, a piauiense levou a melhor: venceu por ippon. Apesar do “duelo” entre os estados, foi dobradinha brasileira no pódio.
"Levar mais de uma atleta para o pódio é sempre especial para qualquer país, principalmente numa competição em casa. Sempre entro para lutar com muita raça e determinação. Serão pontos fundamentais para seguir entre as judocas mais bem colocadas no ranking mundial, principalmente agora que começou também a classificação olímpica", afirmou Sarah Menezes, em entrevista à CBJ- Conferedação Brasileira de Judô.
Além de Sarah Menezes (-48kg) e Taciana Lima (-48kg)- que ficou com a prata- o Brasil faturou bronzes com Felipe Kitadai (-60kg), Felipe Phelim (-60kg) e Luiz Revite (-66kg). A medalha de ouro vale 100 pontos na lista, a prata 60 e o bronze 40.
Com o resultado, Sarah Menezes somou mais 100 pontos no ranking mundial e está entre as sete melhores judocas do mundo, além de ser uma das integrantes da seleção brasileira. Os 14 melhores estão nos Jogos Olímpicos de Londres 2012.