
Oeiras recebe milho da CONAB para auxiliar criadores afetados pela estiagem
06/05/2025 - 19:17A administração municipal assegura que o atendimento será realizado de forma imparcial, beneficiando todos os produtores.
Em cerimônia singela, mas eivada de simbologia, foi oficialmente lançada, ontem, ao ensejo do encerramento do novenário de Nossa Senhora da Conceição, a Campanha “UFPI: Chegou a Vez de Oeiras”, movimento que visa deixar bastante explícito o ardente desejo dos oeirenses e habitantes das demais cidades circunvizinhas de ver implantado, na Primeira Capital , um Campus da Universidade Federal do Piauí.
Para marcar a data foram coletadas assinaturas dos encabeçadores do Manifesto/Abaixo-Assinado entre os quais o Bispo da Diocesano Dom Juarez Souza da Silva, o presidente da Câmara Municipal de Oeiras, vereador Letiano Vieira, o Promotor de Justiça Carlos Rubem Campos Reis, a presidente do Instituto Histórico de Oeiras – IHO, Professora Socorro Barros, a presidente da Sindicato dos Trabalhadores em Educação Pública do Piauí SINPE-PI, Paulina Pereira Silva de Almeida e o presidente do Grêmio Estudantil do CEMTI – Desembargador Pedro Sá, Haslley Pereira de Souza. Impossibilitado de estar presente no ato, o prefeito Lukano Sá deverá assinar o documento nas próximas horas.
É importante salientar que, desde a última quinta-feira, a mesma Campanha já se desenrola no facebook sendo que há centenas de assinaturas eletrônicas coletadas.
Dirigido ao Governador do Estado do Piauí, Wilson Nunes Martins, com cópia para outras autoridades estaduais e federais, o manifesto – que solicita o explícito apoio do Governador do Estado a esta arquijusta reivindicação – inspirou-se num conselho dado pelo Magnífico Reitor da UFPI por ocasião de sua participação em uma audiência pública realizada, meses atrás, em Oeiras. Para o Prof. Dr. Arimatéia Dantas Lopes “Quanto mais a população participar, maior será a legitimidade do pleito.”
Já a partir da semana que vem, inúmeros voluntários estarão coletando as assinaturas que, reunidas, serão solenemente entregues ao Sr Governador durante as cerimônias cívicas que ocorrerão na “Festa do 24 de Janeiro”, data em que se comemora, em Oeiras, a Adesão do Piauí ao Grito do Ipiranga.