
Morre em Oeiras o senhor Domingos Francisco de Sousa, aos 84 anos
04/05/2025 - 09:46Homem de fé e trabalho, construiu uma famÃlia numerosa e deixou um legado de simplicidade e dedicação
Já estão abertas as inscrições para o concurso público com oferta de 500 vagas imediatas para soldados da PolÃcia Militar e outras 40 para o Corpo de Bombeiros do PiauÃ. Haverá, ainda, formação de cadastro de reserva com o mesmo número de oportunidades para cada coorporação, resultando em mais 540 vagas.
Quem tiver interesse em participar da seleção deve ter concluÃdo o nÃvel médio, possuir entre 18 e 30 anos, e altura de 1,60 metro (para mulheres) e 1,65 metro (para homens). As inscrições prosseguem até o dia 11 de dezembro e pode ser feita exclusivamente via internet, através do site do organizador, o Nucepe (Núcleo de Concursos e Promoção de Eventos) da Universidade Estadual do Piauà (Uespi). O valor da taxa é de R$ 65 (sessenta e cinco reais), podendo ser recolhida junto ao Banco do Brasil ou em seus correspondentes bancários.
Os novos soldados serão lotados nas cidades de Teresina, ParnaÃba, Floriano, Paulistana, Oeiras, Campo Maior e Esperantina. O salário inicial pago pela PM é de R$ 1.276, já adaptado ao reajuste previsto para maio de 2010.
O coronel Francisco Prado, comandante geral da PM, foi o anfitrião da solenidade de lançamento do edital, realizada na manhã desta quarta-feira, no Quartel do Comando Geral (QCG). Ele ressaltou a importância do processo seletivo para a geração de empregos e a evolução da segurança pública. "Estamos hoje dando mais um passo para o engrandecimento de nossa instituição e, consequentemente, do Piauà e do Brasil. Graças a iniciativas como esta, fomos considerados o Estado mais tranquilo pelo 2º ano consecutivo. Isso é reflexo do planejamento realizado dentro da PM e do engajamento do Governo do Estado", disse.
Prado também agradeceu os investimentos realizados pelo governo de Wellington Dias na PolÃcia Militar, que, de acordo com o comandante, ultrapassaram em muito os incentivos promovidos por outros governos. Além da realização de concursos, ele citou a construção e reforma de quartéis, o envio de oficiais para a capacitação em outros Estados e a aquisição de equipamentos.
De acordo com o presidente do Nucepe, Francisco Felipe da Silva Filho, o concurso será dividido em cinco etapas, sendo a primeira (objetiva) realizada no dia 17 de janeiro de 2010, das 8h30 às 12h30.
Além da prova escrita, de caráter classificatório, os candidatos ainda serão submetidos a outras quatro fases de seleção: exames de saúde, exame de aptidão fÃsica, exame psicológico e investigação social.
O Dia