Atleta oeirense Yasmim Vitória encerra 2025 com 21 medalhas no jiu-jitsu
09/11/2025 - 17:57Jovem alcança primeiro lugar no ranking feminino juvenil da Federação Piauiense de Jiu-Jitsu
O brasileiro Leandro Guilheiro, que se classificou para a Olimpíada de Londres como número 1 do ranking mundial na categoria meio-médio (até 81kg), perdeu nesta terça, para Travis Stevens dos Estados Unidos, nas quartas de final e buscará a medalha de bronze pela repescagem do torneio. Mas, não tem mais chances de disputar a medalha de ouro.
Guilheiro, que subiu ao pódio e garantiu duas vitórias nos Jogos de Atenas-2004 e Pequim-2008 numa categoria abaixo da atual, não conseguiu anotar nenhuma pontuação na luta contra o norte-americano Travis Stevens, que venceu por um Waza-ari.

No feminino, a brasileira Mariana Silva, que não tinha expectativa de medalha, foi derrotada logo na primeira luta, na categoria até 63kg pela chinesa Lili Xu.
A rival dominou toda a luta, impedindo que Mariana conseguisse a pegada para aplicar o golpe. E a chinesa acabou vencendo graças a um wazari aplicado no segundo minuto de combate.

O judô brasileiro já conquistou duas medalhas em Londres, o ouro na categoria até 48kg para mulheres com Sarah Menezes, o primeiro feminino da história, e um bronze com Felipe Kitadai, na categoria até 60kg.