Geral
Lukano Sá planeja instalação de câmeras de monitoramento em Oeiras
Por: Da Redação em 21/01/2015 - 00:51
O prefeito Lukano Sá esteve reunido, na última segunda-feira (19), com agentes de uma empresa de equipamentos de monitoramento urbano. O gestor planeja expandir as ações de segurança pública em Oeiras através da instalação de câmeras de alta resolução em pontos estratégicos da cidade.
Atendendo a recomendações feitas pelo prefeito, técnicos em monitoramento urbano irão previamente fazer um levantamento topográfico da cidade e, em seguida, apresentarão um projeto definitivo para apreciação do poder público municipal.
Dentre os locais que devem ser analisados estão: Morro da Cruz; Morro do Leme; Anel Viário; BR-230; áreas do Centro Comercial e Centro Histórico; além dos bairros Jureminha, Canela, Oeiras Nova, Rosário e Uberaba, além das Avenidas Rui Barbosa e José Tapety, vias de maior tráfego de veículos na cidade.
Na proposta apresentada ao prefeito, os representantes da empresa de segurança evidenciaram as vantagens proporcionadas pelo serviço de monitoramento através de câmeras digitais em áreas de concentração comercial, bancária e principais vias de entrada e saída de centros urbanos.
Segundo o diretor da empresa Hotshop, Júlio Cesar Albuquerque, nas cidades que fizeram a aquisição deste serviço houve redução de 50% nos índices de criminalidade nas áreas monitoradas. No Piauí, outros municípios já vêm utilizando com êxito esse tipo de serviço.
“Para colocarmos esse serviço em prática primeiramente vamos fazer uma vistoria na cidade e termos a noção de quais os locais mais estratégicos, para que dessa maneira possamos ter uma cobertura de área bem maior. A partir de uma central teremos como monitorar a maior parte da cidade. Pela experiência que temos no uso desses equipamentos, há uma grande inibição nos atos de vandalismos e ações criminosas”, frisa o diretor da empresa de monitoramento.
As ações de monitoramento devem ser feitas em parceria com a Polícia Militar.