Mais de 70 jumentos em situação de maus-tratos foram resgatados no último sábado (22) na localidade Gameleira, no município de Anísio de Abreu, a 568 km de Teresina. Os animais estavam confinados sem acesso à água e alimentação, em um espaço inadequado.
Segundo a soldado Lia Raquel, da 1ª Companhia Independente de Policiamento Ambiental (CIPA) de São Raimundo Nonato, os jumentos estavam sob a responsabilidade da organização de um evento conhecido como "Pega de Jumento", que recolhe os animais da região e os prende em um local. Alguns pertenciam a proprietários da região, enquanto outros haviam sido recolhidos das estradas. Eles estavam presos há cerca de duas semanas, sem água e alimentação.
O Cidadeverde.com busca contato com o organizador do evento. O espaço segue aberto para esclarecimentos.
“Esse evento é comum na região, pega do jumento, os animais estavam sendo recolhidos, alguns tinham donos, outros não, sem alimentação, sem água, alguns estavam com numeração no pescoço”, explicou a soldado.
Ainda de acordo com Lia Raquel, muitos donos nem sabiam que seus animais haviam sido capturados.
“Alguns donos não estavam sabendo disso porque eles soltam os animais para comer, para pastar, e nesse momento eles são capturados. Porém, muitos animais são feridos ou mutilados quando são capturados”, acrescentou.
Contra o organizador do evento foi lavrado um Termo Circunstanciado de Ocorrência (TCO) por maus-tratos, conforme o artigo 32 da Lei 9.605/98.
Após avaliação, os animais foram soltos em um local adequado, com acesso à água e vegetação, ou devolvidos aos seus proprietários.
“A gente avaliou se tinham ferimentos. Não tinha nenhum ferido, então foram liberados onde havia água, vegetação, no habitat natural deles. Os que tinham donos foram devolvidos”, afirmou a soldado.
A policial destacou a importância da denúncia da população para o resgate dos jumentos e reforçou os canais de contato da CIPA para casos de maus-tratos a animais.
“As pessoas estão denunciando porque estão entendendo que é maus-tratos a animais e denunciam através do nosso telefone. Temos o institucional (89) 98113-3548, o 190 e o Instagram @1cipa.pmpi”, finalizou.
Maus-tratos a animais é crime
Maus-tratos a animais é considerado crime no Brasil. De acordo com o artigo 32 da Lei nº 9.605/98, conhecida como Lei de Crimes Ambientais, é proibido praticar atos de crueldade contra animais, o que inclui ferir, mutilar, torturar ou submeter os animais a situações de sofrimento excessivo. A pena para quem comete maus-tratos pode variar de 3 meses a 1 ano de prisão, além de multa.
Se os maus-tratos resultarem em morte do animal, a pena pode ser aumentada. Essa legislação visa garantir a proteção dos animais e punir severamente aqueles que cometem abusos contra eles.