Chef oeirense ganha destaque comandando restaurante em Joinville - SC
03/11/2025 - 17:06Kelly Matos leva o sabor e a afetividade da culinária nordestina à Casa Miti, um dos restaurantes mais respeitados de Joinville
A Secretaria de Estado da Saúde informou na noite desta quarta-feira (13) que há dois casos em MONITORAMENTO de pacientes que apresentam sintomas compatíveis com Influenza A (H1N1) no Piauí.
A segunda paciente veio de área afetada no exterior e procurou o Hospital de Doenças Tropicais Natan Portella, que segue o protocolo normal de assistência, coleta e envio do material para exames no Instituto Aldoifo Lutz em São Paulo, encarregado pelos exames.
A Secretaria ressalta que trata-se de casos EM MONITORAMENTO e não suspeitos. "Há diferenças importantes entre casos em monitoramento e casos suspeitos. Os pacientes em monitoramento apresentam algum dos sintomas da doença, mas não preenchem todos os critérios de descrição da doença pela OMS (Organização Mundial de Saúde). Estão em monitoramento por medida de prevenção. Já os casos suspeitos são aqueles em que os pacientes atendem a um conjunto de fatores possíveis da doença". (Ministério da Saúde).
A Secretaria afirma, ainda, que a rede pública está preparada para monitorar, diagnosticar e tratar precocemente os possíveis pacientes.
Acesse Piauí