
Oeiras conquista reconhecimento nacional como destino turístico e celebra novo momento para o setor
01/07/2025 - 12:17Certificação do Ministério do Turismo insere a cidade no Roteiro Turístico Nacional
O “Mapa Turístico de Oeiras: História e beleza da Primeira Capital do Piauí” foi lançado oficialmente nesta última semana, na comunidade quilombola Potes, zona rural do município de São João da Varjota, localizada a 29,5 km da cidade de Oeiras.
A criação do mapa teve como objetivo desenvolver e distribuir um material turístico ilustrado de Oeiras, promovendo o turismo e a valorização da história e da cultura local. Para isso, foram produzidas versões impressas, online e digitais, com acesso facilitado por QR Code em pontos estratégicos da cidade, como hotéis e restaurantes. O público-alvo do projeto são turistas que visitam Oeiras, bem como moradores locais que desejam explorar mais sobre os pontos turísticos da cidade.
Oeiras, sendo a primeira capital do Piauí e um importante destino turístico, possui uma rica história e cultura que precisam ser mais acessíveis ao público. O mapa turístico ilustrado é uma ferramenta eficiente para divulgar e organizar os pontos turísticos da cidade, facilitando o acesso às atrações e incentivando o turismo local. Além disso, com a utilização crescente de tecnologias móveis, a versão digital e o código QR permitem que os turistas tenham acesso às informações de maneira prática.
O mapa foi distribuído em hotéis e restaurantes do município, além de empreendimentos ligados à cadeia turística da cidade. A ação faz parte do projeto “Mapa Turístico de Oeiras: História e beleza da primeira Capital do Piauí”, desenvolvido através do Sistema de Incentivo Estadual ao Turismo (SIETUR), da Secretaria do Turismo do Piauí – SETUR. O material será uma ferramenta útil para visitantes de diversas faixas etárias e interesses, como turismo histórico, cultural e ecológico da cidade de Oeiras.