Geral
Máquina que substitui coração salva vida de menino de 8 anos
Por: em 18/07/2011 - 14:43
 Uma técnica rara, e pela, primeira vez, usada com sucesso em Minas, salvou a vida do menino Thiago Ribeiro, 8 anos, de Cataguases. Conforme a equipe médica, ele tinha um problema congênito no coração, que prejudicava a distribuição do sangue para o restante do corpo. Após procedimento cirúrgico realizado no Hospital Monte Sinai, em Juiz de Fora, no dia 1º de junho, o pequeno paciente, que recebeu alta no último domingo, é considerado curado. Conforme o cirurgião cardÃaco juiz-forano Leonardo Miana, que comandou a operação, Thiago tinha um músculo que impedia o funcionamento correto do coração e precisava ser removido.
Horas depois da retirada do tecido, o coração apresentou dificuldades para manter o ritmo correto de batimentos, o que causou parada cardiorrespiratória. Foi necessária, então, a reabertura do tórax e o uso do Oxigenador de Membrana Extracorpórea, um aparelho mecânico, importado, que substitui a função de bombear o sangue, auxiliando no funcionamento dos pulmões. "Como na cidade não tinha o equipamento, tivemos que trazê-lo, às pressas, de São Paulo. O suporte foi utilizado por quatro dias, tempo importante para que o coração do paciente recuperasse a estabilidade do batimento. Hoje Thiago é saudável," afirma o médico.
Os primeiros sintomas da anomalia cardÃaca de Thiago - estenose subaórtico - começaram a aparecer aos 3 anos. Segundo seu pai, o motorista Sandro Ribeiro, 42, o menino apresentava cansaço excessivo mesmo em atividades simples, além de câimbras nas articulações. Muitos exames foram realizados e, apenas no inÃcio deste ano, especialistas chegaram ao diagnóstico.
De volta à sua casa, em Cataguases, após a cirurgia, a criança faz tratamento com fisioterapeutas para recuperar a força muscular da perna, já que ficou mais de um mês impossibilitado de andar. "Ele ainda se move com certa dificuldade, mas já consegue realizar atividades simples e está autorizado a voltar para a escola", conta o pai. Um plano de saúde pagou as despesas hospitalares.