
Aluna de Oeiras conquista etapas municipal e estadual do Prêmio MPT na Escola 2025
10/09/2025 - 19:50Paola Gabrielli venceu na categoria conto com o texto “Os Dedos de João”, em iniciativa que combate o trabalho infantil
O primeiro dia de Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) trouxe confusão nos cabeçalhos da folha de respostas e do caderno de questões da prova aplicada neste sábado. O Ministério da Educação (MEC) confirma que os cabeçalhos do gabarito não coincidiam aos do caderno de provas - na folha de atividades, as questões de 1 a 45 eram referentes a ciências humanas, enquanto no caderno de respostas essas perguntas correspondiam a ciências da natureza.
De acordo com a assessoria de imprensa do Inep, órgão responsável pelo Enem, "cada pergunta corresponde a uma resposta no mesmo número [no gabarito]. O cartão apresenta uma ordem de 1 a 90, e a prova também". Dessa forma, diz o MEC, os alunos foram orientados a respeitarem a ordem das questões, "sem prejuízo algum para os candidatos". Não haverá tolerância no tempo de realização da prova - o exame termina impreterivelmente às 17h30 - e rasuras também não serão aceitas.
A prova
O primeiro dia do Enem 2010 começou às 13h (horário de Brasília) deste sábado, nas 27 unidades da Federação. Mais de 4,6 milhões de estudantes estavam inscritos para realizar a primeira etapa do exame - com questões de ciências humanas e ciências da natureza - e a segunda, neste domingo, com questões de Matemática e Linguagens, além de redigir uma redação. Neste ano, será a primeira vez em que os alunos passarão por testes de língua estrangeira, que englobam inglês ou espanhol.