Soldado da PM de Pernambuco é preso na zona rural de Oeiras por porte ilegal de arma e ameaça perto de seção eleitoral
06/10/2024 - 13:47O soldado foi conduzido a Delegacia de Oeiras e as investigações sobre o caso seguem em andamento.
Para o advogado e piloto Nazareno Thé, o médico Jacinto Lay fez o possível para evitar um acidente maior durante um pouso de emergência do avião que ele pilotava na BR-316, zona Sul de Teresina. O acidente ocorreu na manhã deste domingo (8) na região do bairro Lourival Parente.
Nesta segunda-feira (9), em entrevista ao programa Piauí, Bom Dia, apresentado pelo jornalista Ieldyson Vasconcelos, Nazareno Thé afirmou que uma das causas apuradas foi a perda da hélice da aeronave de pequeno porte enquanto sobrevoava Teresina.
A gravação da conversa entre o piloto e a torre de controle do aeroporto da capital registrou o momento em que ele avisa que havia "perdido a hélice" da aeronave.
“Na realidade, o Jacinto foi muito preciso e tranquilo na condução da aeronave até seu impacto com o solo, e com aquele carro que estava lá. Ele sabia que o acidente não tinha mais como ser evitado. O acidente aconteceu devido às circunstâncias, pois o avião perdeu a hélice enquanto estava no ar. A hélice faz parte do sistema de propulsão da aeronave. Como todo objeto maior tende a atrair o menor, a situação foi agravada”, disse Nazareno Thé.
Cabe ressaltar que as investigações periciais sobre as causas da queda do avião ainda não foram concluídas. O caso será apurado pelo Serviço Regional de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos II (SERIPA II), sediado em Recife (PE).
A hélice, conforme Nazareno, faz parte do sistema de propulsão da aeronave. Imagens divulgadas nas redes sociais mostram o avião antes da queda, aparentemente perdendo o equilíbrio e a velocidade no ar.
“O avião, ao perder o sistema de propulsão, tende a cair devido à atração da Terra. O piloto demonstrou tranquilidade e conhecimento técnico, o que contribuiu para evitar uma tragédia maior, explicou.
Nazareno Thé falou que Jacinto Lay possui várias aeronaves e é um piloto experiente. No ano passado, ele sofreu outro acidente, quando precisou realizar um pouso de emergência em um sítio no município de Timon, no Maranhão, após uma peça da janela do avião ter caído. Na ocasião, Lay estava sozinho e o incidente foi confirmado pelo 11º BPM de Timon.
Um avião de pequeno porte caiu e duas pessoas ficaram gravemente feridas na manhã deste domingo (8), na BR-316, na região do bairro Lourival Parente, Zona Sul de Teresina. Antes de cair, a aeronave colidiu com uma van de passageiros e uma moto que transitavam pela rodovia.
Os feridos são o piloto do avião, o médico Jacinto Barbosa Lay, e uma jovem de 27 anos, Keiliane Pereira dos Santos, que estava na moto e foi atingida por parte da aeronave, possivelmente uma asa, no momento da queda. Ambos estão internados em estado grave.
Na van atingida pelo avião estavam o motorista, empresário José Ribamar Furtado do Nascimento, sua esposa e dois netos, crianças de seis e três anos. Alguns dos ocupantes sofreram apenas ferimentos leves.
Fonte: Meio News