
Audiência Pública discutirá polÃticas de proteção animal em Oeiras
06/05/2025 - 20:30Evento será realizado no plenário da Câmara Municipal e é aberto à participação da comunidade
Além da acomodação dos partidos aliados
para encampar uma candidatura da base aliada, o governador Wellington Dias terá que articular a substituição de quase metade dos seus secretários que concorrerão a um mandato eletivo no ano que vem. A maioria dos secretários a serem substituÃdos são deputados estaduais que se afastaram da Assembléia Legislativa para assumir secretarias de Estado e devem concorrer a reeleição em 2010. Nas 17 secretarias existentes no Governo hoje, a mudança já é certa em sete, além disso, em algumas autarquias, institutos no Detran também serão efetuadas mudanças.
A desincompatibilização dos cargos, segundo a Lei Eleitoral deve ocorrer até abril de 2010, quando os secretários se afastam e o governador Wellington Dias terá que nomear substitutos. Além dos deputados, sete ao todo, que ocupam secretarias também deverão concorrer a eleição o diretor do Detran, Jesus Rodrigues e o secretário de Fazenda, Antonio Neto. Jesus Rodrigues já manifestou o interesse em ser candidato a deputado federal pelo PT e já tem o apoio de parte do partido. O secretário Antonio Neto já é apontado como o candidato do PT a sucessão do governador Wellington Dias.
Devem deixar o Governo para concorrer a reeleição na Assembléia Legislativa os deputados Kleber Eulálio (PMDB), Fernando Monteiro (DEM), Robert Rios (PCdoB), Valério Carvalho (PTB), Flávio Nogueira (PDT), Hélio IsaÃas (PTB) e Assis Carvalho (PT).
Entre as pastas que sofrerão mudanças está a Secretaria de Saúde que foi indicada pelo próprio governador e hoje é ocupada pelo deputado estadual Assis Carvalho. O secretário de Saúde também é um dos nomes cogitados pelo PT para ser candidato a um mandato de deputado federal. Assis não confirma candidatura, mas diz que deve concorrer a reeleição. Como as indicações da maioria das secretarias foram feitas por critérios polÃticos os partidos da base aliada irão exigir do governador que substitua os atuais secretários tendo como base critérios polÃticos.
Uma das situações mais complicadas será a do deputado estadual Fernando Monteiro, do Democratas, que hoje ocupa a Secretaria de Defesa Civil. O DEM permanecerá na oposição e a direção estadual do partido vem cobrando uma postura dos deputados que apóiam o Governo do PT.
Os secretários
Dep. Kleber Eulálio (PMDB) – Secretário de Governo – Reeleição
Dep. Robert Rios (PCdoB) – Secretário de Segurança – Senado
Dep. Valério Carvalho (PTB) – Secretário de Desenvolvimento Econômico- Reeleição
Dep. Fernando Monteiro (DEM) – Secretário de Defesa Civil - Reeleição
Dep. Flávio Nogueira (PDT) – Secretário das Cidades – Reeleição
Dep. Hélio IsaÃas (PTB) – Secretário do Trabalho – Reeleição
Dep. Assis Carvalho – Secretário de Saúde – candidato a deputado federal ou reeleição
Antonio Neto – Secretário de Fazenda – candidato ao Governo pelo PT
Jesus Rodrigues – Diretor do Detran – candidato deputado
Diário do Povo