
Mais de 60 mil eleitores do Piauà podem ter tÃtulo cancelado em maio; veja como regularizar
28/04/2025 - 08:43Em todo o paÃs, mais de 5,1 milhão de pessoas ainda precisam regularizar o documento.
 Se janeiro do ano corrente não foi chuvoso, mês considerado a "porta de entrada" do perÃodo de inverno, o trimestre seguinte – fevereiro, março, abril- promete ser de chuvas regulares na região semiárida do PiauÃ. A previsão otimista é do Instituto Nacional de Meteorologia (INMET).
As precipitações pluviométricas tão esperadas pelo homem do campo são fundamentais para garantir o desenvolvimento das lavouras agrÃcolas, onde algumas já apresentam perdas devido o tempo seco e a forte insolação presente no mês de janeiro.
"Janeiro foi de alta insolação, chuvas em áreas isoladas e bem abaixo da média prevista em anos anteriores. A previsão aponta melhora na sequência das chuvas e também na intensidade a partir de fevereiro. Sabemos que a safra já está comprometida diante das condições climáticas, algumas pessoas não plantaram e quem já plantou acabou perdendo, mas para o homem do campo todo momento em que aparece a chuva é momento de esperança", afirmou o técnico do INMET, em Picos, Eugênio Lopes.
O aposentado, Pedro Justino, foi um dos agricultores da zona rural de Picos que iniciou o plantio ainda em dezembro motivado pelas boas chuvas. Um mês depois o cenário que se vê é a morte nas plantações de feijão e milho.
"É muito triste ver os pés de feijão, milho, tudo morrendo por causa do sol forte e da falta de chuvas. O que plantei já perdi tudo, mas confio em Deus e se a chuva vier plantarei tudo de novo", frisou o agricultor.