Acidente deixa jovem ferido na estrada de acesso ao povoado Buriti do Rei, em Oeiras
02/11/2025 - 20:44Lucas Silva, funcionário da Cristo Rei FM, foi socorrido e está sob avaliação médica na UPA de Oeiras
O tombamento foi deliberado ainda em janeiro de 2012 pelo Conselho Consultivo Patrimônio Cultural, do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan). Os conselheiros aprovaram a proposta por unanimidade. Além de Oeiras, Piracuruca agora também faz parte do patrimônio brasileiro.
A inclusão dos municípios faz parte do projeto de criação da Rede de Patrimônio Cultural do Piauí, iniciada em 2008 para reforçar a identidade e cultura do Estado. Piracuruca e Oeiras se juntam a Parnaíba, tombada anteriormente pelo Iphan. Os três conjuntos históricos retratam a ocupação do interior do Brasil durante o século XVIII, além de terem sido palco de fatos importantes da Independência do Piauí e do Brasil.
Primeira capital do piauí, Oeiras já tinha outros bens tombados pelo Iphan: a Ponte Grande, o Sobrado João Nepomuceno e a Igreja Matriz de Nossa Senhora da Vitória. Agora, também estão tombados o conjunto da Praça das Vitórias, o entorno dos riachos do Môcha e da Pouca Vergonha, o conjunto das praças do Mercado Público e Mafrense e do Largo do Rosário.